PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CLÍNICA DR. KÄMPF

Ana Luisa Meininger, Sinval de Souza

Resumo


O principal objetivo do planejamento estratégico é desenvolver estratégias que irão nortear a organização a atingir um melhor desempenho e assim, obter um melhor resultado nas suas ações. É comum nos depararmos com micro e pequenas empresas que iniciam suas atividades sem antes parar e planejar que caminhos que devem seguir, onde querem chegar, quais os meios que têm disponíveis para alcançar os objetivos, quais as ameaças e oportunidades provenientes do mercado. A prestação de serviço é um segmento de mercado que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, com destaque na área da saúde. Hoje, o médico além de estar sempre atento aos avanços da medicina, deve também estar alerta às exigências do mercado para que se mantenha competitivo. Isso faz com que ele desperte seu lado empreendedor e consiga inserir estas inovações da melhor maneira possível, auxiliando o alcance dos seus objetivos e atendendo a suas necessidades e de as seus pacientes. Diante destas situações, o objetivo geral deste trabalho é realizar uma análise na estrutura organizacional e propor um planejamento estratégico como ferramenta de gestão da Clínica Dr. Kämpf, empresa prestadora de serviços no segmento da saúde, em que, através de um estudo de caso exploratório, será observada sua capacidade de crescimento no mercado, identificando suas necessidades, as necessidades de seus pacientes, o gerenciamento dos processos internos e colocando em prática as ações necessárias para alcançar os objetivos da empresa e a busca contínua de melhorias com base em informações precisas. Também será estabelecido missão, visão e valores, bem como apontando seus pontos fortes e pontos fracos, ameaças e oportunidades encontradas no cenário ao qual está inserida e com isso empregar ações cabidas a partir de ferramentas disponíveis pelo planejamento estratégico. Os resultados do presente trabalho são um conjunto de ações a serem empreendidas pelos colaboradores e gestores, nas quais serão classificadas como prioritárias a partir da análise GUT e matriz SWOT, e seus respectivos planos de ação e indicadores de desempenho, nos quais constam os prazos de implementação, como será feito, a partir de quando, qual o custo e quem irá executar e responsabilizar por cada atividade. Este segmento de controle estratégico – plano de ação e indicador de desempenho- tem a finalidade de verificar o alcance dos objetivos, das metas e das ações propostas.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico; Análise Organizacional; Ferramenta de Gestão.

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