AS OFICINAS DE APRENDIZAGEM E SEUS PRAZERES

Aline Ferreira Amancio, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Helga Haas

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC possibilita uma prática docente em Oficinas de Aprendizagem que foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora Esperança, localizada no município de Santa Cruz do Sul, com crianças do 2°, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, durante o primeiro semestre do ano de 2016. O principal objetivo é auxiliar as crianças, das respectivas turmas, na construção dos conhecimentos necessários no processo de alfabetização. Como bolsista tenho a oportunidade de desenvolver práticas docentes, relacionando as teorias e as metodologias que aprendo ao longo do Curso de Pedagogia. As Oficinas são realizadas semanalmente, às terças pela manhã. De forma lúdica, utilizando jogos, histórias e brincadeiras buscou-se desenvolver o domínio da expressão oral e escrita das crianças. As turmas foram divididas por níveis de aprendizado, a partir da avaliação realizada pelas professoras de cada turma que nos informou o que as crianças ainda não haviam construído. Nas Oficinas foram propostas atividades nas quais foi possível que as crianças construíssem novas hipóteses acerca da leitura e da escrita e do conceito de número. As atividades planejadas e desenvolvidas foram diversificadas, dentre elas: a confecção de crachás com o seu próprio nome; identificação das letras iguais, e diferentes, das que se repetiam, tentando escrever outras palavras a partir de letras já conhecidas. Também foram desenvolvidas histórias através do uso de imagens escolhidas pelas crianças, que depois de prontas foram lidas oralmente. As brincadeiras propostas tiveram por objetivo trabalhar a concentração das crianças. Os jogos de números e cálculos ajudaram na construção do conceito de número. Foram realizadas Rodas de Conversa sobre a situação de violência vivida no bairro. Como resultados, as crianças já demonstraram avanços, reconhecem um número maior de letras, tentam escrever palavras de acordo com suas hipóteses e demonstraram bastante interesse sobre a importância do fim da violência. Desenvolveram também noção de espaço, além de demonstrar interesse em ajudar umas as outras. Percebe-se maior concentração na realização das atividades. Criamos cartazes sobre o tema da violência e decoramos a sala do PIBID com elas. Concluindo, as Oficinas de Aprendizagem possibilitam experiências que contribuem para minha formação como pedagoga. Posso auxiliar as professoras titulares das turmas no processo de alfabetização das crianças que apresentam necessidades nesse percurso. Acredito que de forma lúdica e prazerosa posso contribuir para o processo de alfabetização das crianças, bem como para a construção dos novos conhecimentos. Tenho certeza de que mais resultados aparecerão com o tempo. Busco auxiliá-las neste processo, respeitando os ritmos de cada uma e vibrando com os seus progressos.


Palavras-chave: PIBID; Oficinas de Aprendizagem; Alfabetização.

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