AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO COPAME - UNISC

Heloisa Elesbão, Sandra Mara Mayer

Resumo


Introdução: O Projeto COPAME - Educação Física teve início no ano de 2010, sendo resultado de uma parceria da Associação Comunitária Pró - Amparo do Menor com a Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. É um projeto multidisciplinar contando com a participação de bolsistas e professores de diversas áreas do conhecimento. O Projeto COPAME - Educação Física existe com o intuito de promover atividades lúdicas, recreativas, de dança e de expressão corporal, fazendo com que sejam estimulados cuidados com a saúde e o bem-estar dos envolvidos, visando à valorização dos mesmos. O professor possui papel importante no desenvolvimento motor de seus alunos, pois é ele quem planeja as atividades, as quais os alunos terão momentos de diversão, aliados ao desenvolvimento de suas habilidades motoras. É necessário ressaltar que o desenvolvimento motor ocorre de maneira constate, e a avaliação se faz necessária para se identificar o estágio motor que o indivíduo está. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi verificar a Idade Motora (IM) dos participantes do Projeto COPAME - Educação Física, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, nos aspectos Organização Espacial (IM5) e Linguagem/Organização Temporal (IM6). Metodologia: A amostra deste estudo foi composta por 9 indivíduos, sendo 5 do sexo masculino e 4 do sexo feminino, com idade entre 63 meses (5 anos e 3 meses) e 153 meses (12 anos e 9 meses). Foram utilizados os testes de Rosa Neto para realizar a avaliação da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). As idades motoras Organização Espacial (IM5) e Linguagem/Organização Temporal (IM6) foram obtidas através da soma dos valores positivos em cada um dos testes referentes a cada aspecto, sendo expressas em meses. Após, foi realizada a análise estatística com o programa SPSS 22.0, (IBM, Armonk, NY, USA), sendo que os resultados foram expressos em média, desvio padrão, valor mínimo e máximo. Resultados: Os alunos obtiveram na Organização Espacial (IM5) a média de 60±18,0 meses, sendo o valor mínimo encontrado 36,0 e o máximo 96,0, já em relação à Linguagem/Organização Temporal (IM6) a média foi de 76,0±16,9 meses, sendo o valor mínimo de 60,0 e o máximo de 108,0. Conclusão: Através dos dados analisados, pode-se concluir que a maioria dos sujeitos deste estudo apresenta algum déficit em seu desenvolvimento motor. Sendo assim, ações que visem realizar intervenções assim como o Projeto COPAME - Educação Física tornam-se imprescindíveis, pois possibilitam o desenvolvimento de atividades orientadas que proporcionam o desenvolvimento do indivíduo em todos seus aspectos motores.

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