EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM MONITORIAS NA ESCOLA SANTUÁRIO

Carine Lucia Marques, Elemar Ghisleni, Shirley Wermuth, Ângela Cogo Fronckowiak

Resumo


O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UNISC tem como objetivo proporcionar, aos acadêmicos das licenciaturas, experiências dentro do contexto escolar. No Subprojeto Letras Português, do qual fazemos parte, usufruímos destas vivências para nos tornarmos profissionais mais qualificados. O programa nos possibilitou experienciar o ensino da língua portuguesa dentro de sala aula. Incluídos na modalidade monitoria, trabalhamos na escola municipal Santuário, localizada no bairro Pedreira, em Santa Cruz do Sul, com alunos do 4º ano. Neste contexto, as docências assistidas são planejadas, organizadas e desenvolvidas junto com a professora titular. Ela compartilha seu trabalho conosco, podendo ressignificar sua atuação como educadora, ao mesmo tempo em que nos faz pensar sobre a base que trazemos enquanto graduandas em Letras a partir das atividades curriculares que propomos para a sala de aula. Com isso, os alunos do ensino fundamental se apresentam mais dispostos ao aprendizado. Durante as monitorias na escola, foram realizadas atividades referentes à tonicidade das palavras e ao conhecimento de vocabulário. Em relação à tonicidade, por exemplo, concretizamos uma gincana, dividimos a turma em três grupos de seis alunos e distribuímos várias palavras para que cada um do grupo escrevesse a palavra no quadro e marcasse a sílaba tônica, se era oxítona, paroxítona ou proparoxítona. Com isso, nosso objetivo foi o de que as crianças percebessem a relação existente entre a tonicidade das palavras e a acentuação gráfica do português. Já no que concerne ao conhecimento de vocabulário, levamos textos e instigamos os alunos a buscar no dicionário as palavras que não conheciam, formulando frases com o que pesquisaram. Ao longo do trabalho, os alunos desenvolveram principalmente a habilidade da atenção e a consciência fonológica. Na troca de conhecimento entre a professora titular e as bolsistas, o elo se tornou benéfico para todas. O fato de estarmos em contato direto com os alunos nos expôs a situações que foram além dos significativos ganhos pessoais de aprendizagem e comprometimento. No convívio escolar, ocorrem situações inusitadas, provocadas pelos alunos dentro da sala de aula, que obrigam os bolsistas a tomar atitudes no momento da ação, e isso também faz parte do aprendizado da docência. O empenho dos licenciandos, durante o período de monitoria, torna o trabalho cada vez mais prazeroso e gratificante. A docência assistida é uma importante estratégia para a solidificação do conhecimento.


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