A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR

Elisandra Rosimeri Mueller, Letícia Caroline Rutsatz, Cláudio José de Oliveira

Resumo


Este resumo apresenta e discute os resultados da monografia da primeira autora deste trabalho, realizada no curso de Pedagogia - Licenciatura na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), intitulada “Jogando e aprendendo a jogar...xadrez”, na qual problematizamos o jogo de xadrez como ferramenta na aprendizagem da matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). O objetivo do estudo foi conhecer e entender os movimentos das peças do jogo de xadrez como estratégia na aprendizagem da matemática escolar, em especial estabelecendo relação com os objetivos de matemática prescritos no caderno 05 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). No mesmo sentido, entendemos a realização do estudo monográfico como parte importante no processo da constituição da docência de uma professora em formação. Nesta apresentação, focalizamos a contribuição desse exercício no processo formativo de professores que ensinam matemática, em especial na seção em que discutimos a pesquisa como processo formativo, onde realizamos algumas indagações quanto à constituição da docência: como nos tornamos professores que ensinam matemática? Estamos em busca de uma titulação, talvez para termos uma vida mais calma, tranquila e com mais conforto. Mas o que estamos fazendo com o nosso processo formativo? Correndo, sendo meros tarefeiros? Ou estamos curtindo ao máximo cada trabalho? Estamos sempre correndo. Quando estamos no trabalho, pensamos nas tarefas a cumprir para aula; quando estamos na aula, pensamos nas tarefas que temos por fazer em casa; e quando estamos em casa, pensamos no trabalho. Será que conseguimos estar ‘completos’ em algum lugar? Nesse sentido, destacamos que a trajetória da realização da monografia foi um processo de muito aprendizado. Nossa inserção como bolsista de Iniciação Científica tem sido de extrema importância para que esse aprendizado possa ser adensado cada vez mais e se torne significativo no exercício da docência. A metodologia de pesquisa baseou-se numa abordagem qualitativa. A produção dos dados foi realizada a partir de duas oficinas de xadrez com alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental, em uma escola do Vale do Rio Pardo, onde foi possível entender, enquanto o jogo ocorria, os movimentos do xadrez em relação à matemática escolar. Em relação aos aportes teóricos, os estudos de Knijnik; Wanderer (2016), Pozzobon; Oliveira; Nehring (2016), Muniz (2014) foram referência na analítica do trabalho. Nos achados finais, pudemos inferir que, ao jogar xadrez, o sujeito está fazendo matemática, porém sem realizar a sequência de algoritmos da matemática escolar. Ao movimentar as peças, o ‘jogador’ estabelece relação com os objetivos prescritos no caderno 05 do PNAIC. Todo o exercício realizado na monografia está em interlocução com a formação inicial do professor. Enfim, a pesquisa nos fez pensar na possibilidade da constituição de uma “docência slow, menos corrida, menos tarefeira e com mais tempo para pensar.

Palavras-chave: Educação; Docência; Educação Matemática; Jogo de Xadrez; Matemática escolar.


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