ANÁLISE DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS VENÂNCIO AIRES – UM ESTUDO DE CASO

Ruti Angela Barbosa Oliveira, Airton Garcia Da Silva

Resumo


São visíveis as mudanças ocorridas na sociedade e as áreas tecnológica, cultural, econômica, demográfica, política, ecológica e social sofreram alterações, assim como também as organizações. Diversos problemas que afligem as empresas, começam a preocupar também as instituições educacionais. A forte e incessante mudança nas necessidades dos alunos; o crescimento na expectativa da comunidade; a falta de recursos; o aumento dos custos e a situação econômica do país, fazem parte da realidade atual do administrador escolar. Com a globalização, os mercados se ampliaram para produtos e serviços havendo necessidade de mudanças de paradigmas e conceitos. O marketing, uma atividade central de instituições modernas, que buscam atender eficazmente alguma área de necessidade humana, surge como ferramenta de gestão para as instituições educacionais que, para sobreviver e se tornarem bem-sucedidas, devem conhecer os seus mercados, atrair recursos e convertê-los em programas, serviços e ideias apropriadas e distribuí-las eficazmente para o seu público alvo. Para aplicar o marketing à educação, a principal tarefa das instituições é determinar as necessidades e os desejos de mercados-alvos e satisfazê-los. As escolas devem conhecer as expectativas dos clientes, assumindo os novos papéis que lhes estão sendo impostos por meio de sistemas de informações e pesquisas, gerando altos níveis de satisfação. Este trabalho procura na ótica do marketing, analisar o grau de satisfação dos alunos em relação aos serviços prestados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Venâncio Aires e, a partir dos resultados obtidos, recomendar melhorias à Instituição. Foi realizada uma pesquisa quali-quanti, exploratória, através da aplicação de um questionário com perguntas fechadas, estruturado a partir de uma tabela Servqual, adotando uma escala de respostas do tipo Likert, submetido aos oitenta e cinco alunos formandos das primeiras turmas dos cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio de Informática e Técnico Integrado ao Ensino Médio de Refrigeração e Climatização, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Venâncio Aires, que concluíram o curso em 19 de dezembro de 2014. A referida pesquisa foi realizada nos meses de fevereiro e março. Foram recebidas cinquenta e quatro respostas, que foram tabuladas e, a partir dos índices gerados, foram desenvolvidas sugestões de melhorias através de uma planilha 5W2H. Os principais achados do estudo indicam a necessidade de investimento em infraestrutura, reestruturação pedagógica e contínua capacitação dos servidores, bem como estudos permanentes do índice de satisfação dos alunos.


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