VIVÊNCIAS NAS OFICINAS COM AS FICHAS POÉTICAS

Júlia Rodrigues Valente, Daiane Inês Becker, Angela Cogo Fronckowiak

Resumo


Este trabalho está vinculado ao Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID UNISC, que proporciona ao aluno de licenciatura a oportunidade de experienciar a docência através da realização de oficinas, gestão participativa, monitorias ou intervenções em sala de aula. Na E.M.E.F São Canísio, por meio do subprojeto PIBID Letras-Português, buscamos atingir a finalidade do programa ao participar do processo de ensino-aprendizagem de alunos dos sétimo e oitavo anos. Objetivamos, por meio desta exposição, dimensionar nossas vivências nos encontros ministrados na escola, durante as tardes de quarta-feira. Optamos pela prática das oficinas por termos a certeza de que tal atividade teria um bom desempenho devido à boa participação e à receptividades dos alunos. Na execução do nosso trabalho, visamos ao aperfeiçoamento e à compreensão da escrita dos participantes ao longo do ano. Por esse motivo, fizemos uso das fichas poéticas, material disposto pelo nosso subprojeto, que se caracterizam como fragmentos, ou poemas, ampliados em cartonas, com imagens que não precisam necessariamente ter alguma relação com o texto. As fichas poéticas possibilitam brincar com as palavras através do lúdico, estimulando o imaginário dos alunos e incentivando o gosto pela leitura por meio do prazer e da descoberta. Tal criação despertou um interesse enorme nos alunos, fazendo com que, ao perceberem sua capacidade de escrever poemas que refletissem vivências cotidiana, seles tivessem o desejo de produzir o seu próprio material. Como bolsistas, optamos por analisar a ortografia dos alunos e a maneira como eles utilizavam as palavras em pequenas produções textuais, e pudemos notar a dificuldade com a elaboração e a compreensão do texto escrito. Em decorrência disso, procuramos auxiliar os alunos na superação e na solução das dúvidas e dificuldades relacionadas ao texto escrito. A abordagem foi feita de forma lúdica, com o auxílio de jogos e atividades diferenciadas. Um exemplo de exercício utilizado foi a distribuição, para os alunos, de letras grafadas em blocos de madeira, para que fosse montado o maior número de palavras que conseguissem, utilizando as peças disponíveis. Assim, com as palavras prontas, os alunos foram capazes de escrever pequenas frases ou até mesmo parágrafos. Seguindo o propósito inicial, o trabalho com as rimas foi iniciado com a introdução e a construção de versos simples, feitos pelos alunos, para dar início à criação de seus poemas, trabalho esse que ainda não foi concluído devido ao recesso escolar. O planejamento dessas atividades foi importante para que pudéssemos chegar ao nosso destino final, que seria a elaboração de poemas, visando às fichas poéticas. Com o passar das oficinas, observamos o bom desempenho dos alunos com relação às atividades propostas e a sua evolução com relação ao texto. Houve um avanço na integração dos alunos com o projeto proposto, pois os participantes se mostraram interessados e dispostos a trabalhar uns com os outros, sempre buscando melhorar as suas limitações na comunicação escrita e falada.


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