DIÁLOGOS COM OS FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ABRIGO E POSSIBILIDADES DE TRABALHO

Amanda Knecht de Bairros, Isabela Cristina Lemos, Matheus Barbosa de Oliveira, Guilherme Santana, Miguel Angel Liello

Resumo


O Projeto COPAME é um projeto que está no seu sétimo ano de execução, e diante do seu objetivo geral, que busca promover o bem-estar da instituição, procuramos ampliar nossa atuação no local. As atividades do projeto que consistiam, até o ano passado, em reuniões quinzenais com profissionais e atividades semanais com crianças de três a sete anos, se expandiram principalmente através do diálogo entre a equipe da psicologia do projeto COPAME e a equipe técnica e cuidadores da instituição. Assim, o presente resumo procura dar visibilidade as atividades incorporadas a equipe da psicologia do projeto, o que influenciou na seleção de mais bolsistas já que o número de atividades aumentou. Entendendo que as atividades semanais em grupo com as crianças abrigadas de três à sete anos produziam bons resultados viu-se a necessidade de que a mesma se ampliasse para outras casas. Além da Casa dos Pequenos (três a sete), realizamos, desde o ano passado, grupos com a Casa das Meninas (oito a doze) e com a Casa dos Meninos (oito a doze), na mesma frequência que o outro grupo, encontros semanais. Além disso, após conversas com a equipe técnica da COPAME viu-se a necessidade de que nós bolsistas realizássemos encontros com aqueles que desejam visitar e conhecer a instituição. Temos todo cuidado para preservar a intimidade das crianças, o que é previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, assim, passamos um vídeo institucional com informações básicas sobre a COPAME permitindo durante o encontro que se façam questionamentos que, muitas vezes, são trazidos pelos visitantes. A sistemática das visitas é realizada de acordo com a procura das pessoas, que, muitas vezes, tem interesse em fazer doações ou auxiliar a instituição, mas procuram antes conhece-la melhor. Uma situação muito importante de troca se dá com os cuidadores, pois em alguns momentos que percebemos alguma situação ou comportamento diferente das crianças podemos questionar e conversar com esses profissionais que estão em contato direto com as crianças. Neste ano também realizamos uma visita a psicóloga e a assistente social da instituição em um horário fora das atividades que normalmente são realizadas onde pudemos conhecer a história das crianças abrigadas que temos contato. Tal visita permitiu que pudéssemos compreender de forma diferente e integral algumas reações das crianças, tendo em vista que também conhecemos a situação judicial em que se encontram. As mesmas também sempre são informadas de sua situação a partir de conversas com a psicóloga da instituição. Vemos que esses movimentos de trocas entre as equipes só fazem com que nossa atuação se amplie nesse contexto e assim, possamos contribuir através deste projeto de extensão com atividades e um trabalho de maior qualidade.


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