CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATUAL

Gustavo Henrique Menzel, Bianca Camargo Baracy, Karoline Amanda de Araujo, Cláudia Mendes Mählmann

Resumo


A interdisciplinaridade tem como objetivo fazer correlações entre assuntos que podem constar como conteúdo curricular em mais de uma disciplina escolar. Fazendo essas ligações, podem-se aumentar os pontos de sinapses cerebrais, que é a forma como os neurônios se comunicam entre si, ajudando, assim, na compreensão de conteúdos. Portanto, quanto mais relações e vínculos são realizados envolvendo um determinado assunto, mais fácil é sua compreensão, seu entendimento e a aprendizagem de novas informações a respeito dele. Nesse contexto, a interdisciplinaridade deve abordar conteúdos comuns às diferentes áreas e disciplinas, sendo que aquilo que efetiva o vínculo entre elas é o conteúdo em si. Ocorrem alguns problemas quando se tenta colocar uma proposta de ensino interdisciplinar em prática, que envolvem falta de preparação do professor ou do grupo de professores envolvidos, tempo necessário para isso, entre outros. Unindo-se mais de uma matéria, pode-se transpor uma ideia inovadora, criar possibilidades e quebrar o pensamento fragmentado que se tem nas aulas tradicionais realizadas na maior parte das escolas. Para que o professor consiga trabalhar com a interdisciplinaridade, ele necessita ter domínio do conteúdo a ser trabalhado na sua área e, também, conhecer como e com quais outras áreas o conteúdo pode ser abordado. A noção dessa prática já deveria ser trabalhada e incentivada na formação do profissional, em palestras, em disciplinas específicas, mas de forma prática e não apenas em discursos e teorias. Outro ponto seria para os professores que já têm a formação em licenciatura; nesse caso, esse tema deveria ser trabalhado em jornadas pedagógicas, na participação do licenciado em palestras com foco nesse tema, ou em cursos de aperfeiçoamento ou de pós-graduação. Além disso, é necessário dedicar tempo para a conversa com os professores de outras áreas, buscando conhecer o que cada um aborda e como o faz, bem como para a realização de planejamento conjunto das atividades a serem realizadas dentro dessa proposta. Esse seria um conjunto de aulas e momentos que contribuiriam para a aprendizagem de tudo para todos, porém esse tempo dedicado à melhoria das aulas não é previsto na carga horária dos professores. Para que isso aconteça, também se deve considerar que os professores devem tem a mente aberta para aprender e não ter medo de ensinar o que sabem, devem ser criativos e achar meio de fazer a relação entre os assuntos. Com estas trocas de experiências entre os professores de áreas distintas, seria possível identificar as semelhanças entre os conteúdos e abordagens, efetivar a interdisciplinaridade no ensino e, inclusive, contribuir para o aperfeiçoamento do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Como estudantes e já engajados dentro de salas de aulas, vemos que não existe o preparo e interesse dos professores para trabalhar dessa forma, alguns pelo fato de não serem remunerados para isso, outros por terem receio de trabalhar em conjunto com outras áreas, ou até mesmo porque não conseguem visualizar isso como melhoria real para a educação.


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