CONTAÇÕES E CONSTRUÇÕES DE HISTÓRIAS NA BIBLIOTECA: EXPERIMENTANDO O CARÁTER POÉTICO DA LINGUAGEM

Francieli de Bastos Bastos, Adria Graziele Pinto, Cecília Fagundes, Ângela Cogo Fronckowiak

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID UNISC viabiliza ao estudante de licenciatura a oportunidade de experienciar a prática docente através da realização de oficinas, gestão participativa ou monitorias. Na Escola Estadual Santa Cruz do Sul, a atuação do subprojeto PIBID LETRAS PORTUGUÊS divide-se entre a gestão participativa e a realização de atividades com uma turma do 1º e uma do 5º ano. Este resumo tenciona expor algumas atividades realizadas durante a atuação em oficinas. Como bolsistas, disponibilizamos aos alunos a oportunidade de familiarizarem-se com as mudanças feitas na biblioteca da escola, através de contações e construções de histórias, reconhecendo o protagonismo que o ambiente deve exercer na escola. Com o 1º ano, optamos por evidenciar a voz e o corpo como instrumentos de criação. Para isso, recorremos às contações de histórias, que contemplaram a literatura de Monteiro Lobato. Por meio de fragmentos dos textos do autor, apresentamos aos alunos as (des)aventuras das personagens do Sítio do Picapau Amarelo e começamos a construção do nosso próprio sítio. Com a proposta de experimentar a criação a partir do uso de materiais diversos, decidimos utilizar a argila como matéria-prima. Foram modelados e pintados personagens, paisagens, comidas, objetos e etc. Para encerrar o semestre de oficinas, proporcionamos, através da confecção de cartões, um resgate acerca de tudo que havíamos visto ao longo dos nossos encontros. A confecção dos cartões estava vinculada à brincadeira “amigo secreto”, na qual cada criança pôde presentear seu amigo sorteado com o seu próprio cartão e, consequentemente, com a sua própria experiência. Com o 5º ano, abordamos alguns elementos temáticos presentes nas narrativas fantásticas. Com a intenção de expandir o conceito de narrativa, ao utilizarmos o curta-metragem Vincent Malloy, de Tim Burton, apresentamos aos alunos as possíveis relações entre cinema, poesia e literatura. O curta, um poema do próprio diretor, adaptado ao cinema, faz inúmeras referências a um dos maiores nomes da literatura fantástica, Edgar Allan Poe. A partir da sessão, foram discutidas questões relacionadas ao enredo da animação, às personagens e ao estilo característico do diretor. Os alunos também puderam experimentar um contato com a performance através da oralização do poema (BAJAR, 2001). Já a produção textual contemplou a narração escrita e imagética ao proporcionar aos alunos a oportunidade de criarem contos de terror a partir de redações, recortes e colagem.

De acordo com as oficinas desenvolvidas no primeiro semestre, podemos afirmar que a ocupação da biblioteca por parte dos alunos, produz uma atmosfera literária acolhedora, que proporciona inúmeras oportunidades de aproximação entre o indivíduo e a leitura, gerando uma visibilidade diferenciada ao espaço, capaz de apreender a curiosidade e a atenção dos alunos frente à tensão lúdica (HUIZINGA, 2004) das atividades por nós desenvolvidas. Portanto, concluímos que ações que proporcionem relações inusitadas entre a literatura e a arte oportunizam a experimentação do caráter poético da linguagem. Apresentar esse tipo de ligação sensibiliza o individuo para a existência de leituras diferenciadas, construídas a partir de suas próprias experiências, ao viver, de maneira efetiva e intensa, a sua linguagem.


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