DEVER DE CASA: PARA QUÊ?

Bruna Tainara Pfeifer Behling, Susana Terezinha Mas

Resumo


O dever de casa é uma prática que está presente há muito tempo nas escolas, principalmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apresentado como trabalho de conclusão no Curso de Pedagogia – Licenciatura, da Universidade de Santa Cruz do Sul – RS, este estudo buscou investigar e refletir sobre como os deveres de casa devem ser planejados pelos professores, realizados pelas crianças e de que maneira os pais podem acompanhar essas atividades. Para aprofundar meus estudos, que tiveram base bibliográfica, apoiei-me em autores como Amanda Cieglinski (2011), Cibele Gandolpho (2008), Luciana Ostetto (2003), Luciane Schlindwein e Silviane Bueno (2013), Martha Nogueira (2002), Silviane Bueno (2012) e Thaís Lima (2013). A partir deste trabalho, como aprendizagem, destaco que os deveres de casa podem ser uma proposta interessante ou não, e que isso depende, basicamente, do planejamento do educador. Planejar os deveres de casa e propor atividades desafiadoras e significativas para a criança são condições necessárias para essa atividade escolar. É essencial que as atividades propostas tenham sentido para a criança e relação com o que se está estudando em aula. Fazer o dever de casa não envolve apenas conhecimento, mas também autonomia, pontualidade, compromisso e responsabilidade e, dessa maneira, para que a criança realize um bom dever de casa, é preciso que seja orientada pelo professor. Nesse sentido, Lima (2013, p. 15) destaca a importância do ambiente de estudo da criança, que deve ser “um ambiente específico, reservado, organizado, bem iluminado, confortável e equipado com todo o material que a criança precisa para fazer seus trabalhos, evitando que interrompa suas atividades algumas vezes para buscá-los”. Essas orientações precisam sempre ser feitas e lembradas pelo professor. A organização desse espaço faz com que a concentração e a realização dos deveres de casa ocorram de maneira eficaz. Para a elaboração de um bom dever de casa, o professor também precisa conhecer a realidade de cada criança, saber se há como planejar atividades que exijam a participação da família e, ainda, se os pais ou os responsáveis por ela têm escolaridade suficiente para poder auxiliá-la. É sobre esse importante cuidado que Nogueira (2002, p. 94) afirma: “a escola precisa oferecer condições de aprendizagem que permitam aos alunos ter independência e domínio dos conteúdos e das habilidades básicas para bem realizar suas obrigações de tarefa de casa.”

PALAVRAS-CHAVE: Dever de casa – Planejamento dos professores- Anos iniciais.


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