BRINC@R E @PRENDER: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Felipe Gustsack, Natane luiz Martins Porto, César Augusto Müller

Resumo


O presente trabalho visou a analisar e a compreender as brincadeiras no processo de ensino e de aprendizagem utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil. Isso porque, no decorrer dos séculos, aconteceram mudanças na educação, nomeadamente, no desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC´s, que aderiram ao espaço do mundo infantojuvenil. Por outro lado, os brinquedos e as brincadeiras tradicionais, em alguns momentos, foram deixados de lado pelas crianças, que foram se ligando ao uso de celulares, computadores, internet e redes sociais, por exemplo. Nessa perspectiva, o problema central desta pesquisa foi o de compreender os impactos e as relações das Tecnologias de Informação e Comunicação nas brincadeiras das crianças e no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil. O objetivo geral foi investigar os impactos e relações da utilização das TIC´s no processo de ensino e de aprendizagem de crianças da Educação Infantil do município de Venâncio Aires – Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos foram: analisar como os professores estabelecem relações das TIC´s nas brincadeiras das crianças e no processo de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil; contribuir para uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica utilizando as TIC´s na Educação Infantil. Consequentemente, o estudo caracterizou-se por uma metodologia qualitativa, com base em Frigotto (1991), compreendendo o movimento reflexivo, sistemático e crítico pela pesquisadora, por intermédio de entrevistas semiestruturadas, buscando estudar aspectos da realidade do público-alvo - seis professoras da Educação Infantil Municipal de Venâncio Aires, RS, - como sendo fonte de conhecimento e de aprendizagem, em uma atitude de busca constante de superação das próprias impressões pela pesquisadora, por intermédio das emergências discursivas explícitas e implícitas advindas das entrevistas. Para tanto, o método utilizado foi a análise discursiva textual de Moraes e Galiazzi (2007), de forma criteriosa, atenta, decodificadora e descortinadora de sentidos. Os referenciais foram os atos de fala dos professores como expressão do mundo, da vida e da maneira como abordam o cotidiano escolar, de forma a compreender sua dimensão subjetiva e intersubjetiva em termos de qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem na Educação Infantil. Consequentemente, pela análise discursiva, foi construído outro sentido para a alfabetização, pois as crianças possuem acesso às TIC´s, trazendo à escola aprendizagens diversificadas/diferenciadas.


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