PROJETO RELATOS DOS BANANAS: PRÁTICAS DE ENSINO INTERDISCIPLINARES

Lucas Machado Cardoso, Daniel Felipe Schroeder, Camilo Darsie de Souza, Ernesto Luiz Alves

Resumo


O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz e está vinculado ao Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto Interdisciplinar, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Os objetivos do projeto “Relatos dos Bananas” foram os de propiciar aos alunos um ambiente em que pudessem se expressar criando personagens e contando suas histórias de vida, ao mesmo tempo que desenvolvessem a criatividade e as habilidades de escrita. A atividade consistiu, inicialmente, em apresentar o filme “Diário de um Banana” para as turmas dos oitavos e nonos anos da escola, turmas cujos alunos estão na idade de transição entre a infância e a juventude. Isso serviu para introduzir a ideia de que todos nós temos desventuras em nosso cotidiano, não apenas em nossa juventude, mas também no restante de nossas vidas, o que ocorreu pela explanação da forma um pouco diferente que o protagonista do filme (Greg) encontrou para se expressar e colocar para o mundo suas dificuldades: escrevendo um diário. Na semana seguinte à apresentação do filme, foi realizada uma dinâmica na qual alguns conceitos da literatura foram trabalhados com os alunos, como o conceito de protagonista, antagonista e coadjuvante, problematizando os conceitos e os relacionando com o filme. Depois, os alunos foram questionados com a seguinte pergunta: Quem é o protagonista da sua história? A partir disso, os alunos foram desafiados a escrever a sua própria história, os seus “Relatos dos Bananas”, no mesmo formato que se apresenta o livro “O Diário de um Banana” (Jeff Kinney), cuja primeira dinâmica seria criar uma breve apresentação, mostrando quem eles eram e apresentando os personagens que compõem sua história. O projeto foi desenvolvido nas aulas de língua portuguesa, visto que a ideia era ser um projeto interdisciplinar que acoplasse não apenas perspectivas da história e da geografia, mas também questões das linguagens e das artes. Percebemos que os alunos se mostraram bastante empenhados no decorrer das duas atividades realizadas e que conseguiram desenvolver histórias bem criativas e dinâmicas, ao mesmo tempo que foram utilizadas para auxiliar os alunos em suas dificuldades, visto que os seus relatos/desabafos foram encaminhados para a orientação pedagógica da escola. Com isso, concluímos que nossos alunos apresentam muitas dificuldades de se expressar e ficam guardando para si suas inseguranças, seus medos, suas frustrações, o que acaba influenciando, inclusive, em seu comportamento dentro de sala de aula. Dessa forma, metodologias como a adotada pelo projeto vêm para acoplar tanto os assuntos de aula, como linguagens, ciências humanas e artes, quanto orientação pedagógica, auxiliando os alunos a passarem por essa fase de transição sem que esta lhes acarrete algum trauma.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.