LABORATÓRIO DE PRÁTICAS SOCIAIS VIVÊNCIAS E PROJETO: ADOLESCÊNCIA CONTEMPORÂNEA

Maristela Meurer, Marianne Louzada Machado, Patrícia da Rosa, Eduardo Steindorf Saraiva

Resumo


O Laboratório de Práticas Sociais (LAPS) visa fomentar a articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a intervenção da psicologia em organizações sociais diversas, tais como: escolas, empresas, órgãos públicos, organizações não governamentais, sindicatos e associações, etc. O LAPS busca proporcionar aos acadêmicos espaços de aprendizagem e intervenção técnica, nos quais esteja presente a atuação interdisciplinar e multiprofissional, voltada para o desenvolvimento da comunidade. A atuação do LAPS dá-se através de projetos específicos de intervenção, desenvolvidos em parceria e a partir de articulações com as organizações junto às quais as atividades são realizadas. O LAPS é coordenado pelo Dr. Eduardo Steindorf Saraiva, professor do Departamento de Psicologia, que desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão juntamente com alunos bolsistas, estagiários e voluntários. Com o Projeto Adolescência Contemporânea: “Tá tranquilo, tá favorável?”, propõe-se a construção de diálogos e reflexões com adolescentes escolares acerca de assuntos cotidianos, com temáticas que interessam e instigam a curiosidade desses jovens, se constituindo como um espaço coletivo de fala, de escuta e de trocas de informações. Este projeto está sendo desenvolvido em sete encontros semanais, por escola, pelos estagiários do LAPS, nos quais se trabalha um tema por encontro. Participam, por adesão, estudantes pré-adolescentes e adolescentes, do 6º ao 9º ano. Cada encontro tem duração de duas horas e pode ser realizado no turno inverso ao das aulas. Os temas são abordados em forma de oficinas, através de dinâmicas, curta-metragem, músicas, poemas, rodas de conversa, cartazes, colagem, dramatização, produção de vídeos, fanzines, reportagens. Apesar das singularidades dos adolescentes, percebe-se, com esse trabalho, que todos estão compartilhando dos mesmos objetivos: permitirem-se conhecer coisas novas, assimilando esse espaço como deles e para eles. No decorrer dos encontros deste projeto, os adolescentes mostraram-se motivados. Das opiniões individuais dos participantes surgiram falas espontâneas, porém, carregadas de reflexões. Destas opiniões surgiram debates, trocas de ideias e informações, construção de novos pontos de vistas, novas formas de enxergar as situações e os fatos. Os adolescentes atendidos até o momento verbalizaram o quanto se sentiram mais leves no decorrer dos encontros e como agora conseguem se expressar com maior facilidade. Alguns revelaram de forma livre e franca que estão tendo maior facilidade em conversar com seus familiares. Com efeito, o pensar sobre aspectos da adolescência na contemporaneidade tem possibilitado uma vivência interessante na companhia de pré-adolescentes e adolescentes. Profissionais escolares têm recebido com muito apreço o trabalho nas escolas, as quais disponibilizam o seu espaço para o desenvolvimento das oficinas. O Projeto Adolescência Contemporânea constitui-se como uma prática importante, pois também propicia o trabalho em rede. Portanto, cremos em sua importância e continuidade, acreditamos que ainda há muito para se construir com este projeto, integrando saberes da área da Psicologia nas escolas, e, por meio deste, dar seguimento a novas estratégias e novas formas de se pensar e fazer educação, partindo do conhecimento adquirido na universidade.


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