VIVÊNCIAS DE IMERSÃO COMUNITÁRIA (VICOM): RELATO DE EXPERIÊNCIA

Karla Gomes Nunes, Maiara Conrad Daniel, Sharyel Barbosa Toebe, Ana Júlia Nunes, Joice Michele Ohlweiler, Iuri João Azeredo

Resumo


O Projeto Vivências de Imersão Comunitária (VICom), da Universidade de Santa Cruz do Sul, é uma proposta que surge a partir dos estudantes que se preocupam com uma vivência no cenário prático de suas atividades. Para a criação desse projeto, dispositivos como o Projeto Vivência e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), Projeto Rondon e Universidade Solidária foram importantes referências pesquisadas. Porém, diferente de outros projetos, o VICom busca não se afastar das comunidades das áreas de sua abrangência da Universidade. Em sua primeira edição (2014-2015), as ações se vincularam ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul, mais especificamente ao Município de Itati, caracterizado por uma economia rural, situado entre a Rota do Sol e a Serra gaúcha. Foram realizadas uma série de atividades em parceria com a Prefeitura Municipal da localidade, entidades comunitárias, órgãos públicos, envolvendo também a coordenação do campus da UNISC no Litoral Norte, sediado em Capão da Canoa. O VICom é uma iniciativa de inserção comunitária intensiva, que busca despertar potencialidades comunitárias para a superação de adversidades nas áreas social, cultural e econômica, englobando todas os seus campos de atuação e cursos. O projeto se apresentou com um caráter reflexivo-vivencial, cumprindo-se em três etapas: a primeira, foi a escolha do município, contemplando uma visita precursora a este, para reconhecimento do mesmo e das autoridades; a segunda, se deu em uma imersão de quatro dias, onde realizamos diagnósticos para as futuras propostas de ações e para a aproximação do grupo de estudantes com a rotina das comunidades, modo de vida das pessoas e a verificação de limitações e potencialidades do município; terceira etapa, uma imersão de 17 dias, nos meses de janeiro e fevereiro de 2015, onde ocorreu o desenvolvimento de ações diversas junto à população local, considerando a importância de se configurar espaços de construção coletiva de conhecimento. O Projeto VICom traz essencialmente em sua proposta a experimentação de formas diferentes de construção do conhecimento e de formação profissional das(os) estudantes, considerando as diversas culturas e situações sociais existentes, num processo de desenvolvimento de consciência, sensibilidade e compromisso cidadão, ético e profissional com as questões sociais. Os resultados dessa proposta são amplos e complexos, dificultando uma análise “fechada”, pois remetem à vivência de cada um dos participantes, ou seja, subjetivamente, não propícia a quantificações, mas que, certamente, extrapolam os objetivos propostos pelo projeto. Indiscutivelmente, o VICom proporcionou uma experiência de integração entre teoria e prática que deverá gerar resultados não apenas em curto prazo, possivelmente refletindo na futura vida profissional dos participantes. Percebe-se que o VICom concentra um potencial de formar sujeitos, agentes transformadores de sua realidade. Também a comunidade de Itati poderá sentir reflexos positivos motivados pela convivência com um grupo de estudantes portadores de um olhar de valorização sobre aspectos em geral despercebidos por quem vive naquele ambiente. Como expressou um dos moradores de Itati: “O VICom nos contagia, por que tem brilho no olho”.

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