DOCÊNCIA ASSISTIDA

Helga Haas, Maianna da Fontoura Severo, Carla Lavínia Pacheco da Rosa

Resumo


Este resumo apresenta as ações e práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia, da Universidade de Santa Cruz do Sul, na modalidade de Docência Assistida, realizada com 21 alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, no município de Santa Cruz do Sul, durante 2016/1. O principal objetivo é auxiliar a professora titular em relação ao trabalho que desenvolve com as crianças no período em que vivem seu processo de alfabetização inicial. Também tenho a oportunidade de desenvolver práticas docentes que se constituem em experiências na área da alfabetização, contrapondo-as com os conhecimentos construídos ao longo da formação acadêmica. O desenvolvimento da Docência Assistida teve início no começo do primeiro semestre do corrente ano e é resultado de uma combinação com a professora, para que eu tivesse a oportunidade de desenvolver práticas docentes com a turma. Após a atividade inicial de sondagem e observação, em conversa com a professora, decidimos trabalhar da seguinte forma: realizamos três grupos na sala, e o grupo que apresentava maior dificuldade ficou sob minha responsabilidade, para que eu pudesse auxiliá-lo nas atividades e tirar suas dúvidas. A divisão do grupo foi realizada pela professora, e, no grupo que eu acompanhava, havia um aluno com síndrome do espectro autismo; minha função era ajudá-lo a realizar as atividades propostas pela professora, juntamente com mais três alunos que tinham dificuldades na escrita e leitura. As crianças já demonstraram um crescimento em relação à construção de sua autonomia. Além disso, pude perceber que, através dos jogos pedagógicos, as crianças se divertem e interagem mais com os colegas: aprenderam a esperar a sua vez para jogar, melhoraram sua escrita, além de ajudarem os colegas do grupo que estão com dificuldade de escrever determinadas palavras. A Docência Assistida proporcionou contato direto com as crianças durante todo o período da aula. Tive a oportunidade de reconhecer suas necessidades nesse período da alfabetização, bem como aprender muito com a professora da turma. Pude ser protagonista no planejamento das aulas e na construção de atividades e metodologias a serem desenvolvidas. Pude fazer relação entre prática e teoria, aprofundando meus conhecimentos, estando mais preparada para assumir uma sala de aula. Acredito que as ações planejadas envolvendo as crianças em atividades lúdicas de linguagem escrita contribuíram para que elas pudessem aprender a ler. Sei que os resultados vão aparecer no decorrer do ano, mas fico orgulhosa dos resultados que já consegui.

Palavras-chave: Alfabetização; Monitoria; Práticas docentes.


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