PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS OFICINAS DO PROJETO RE_INVENTAR

Leandro Schroeder Henn, Pedro Gabriel Furtado Flores, Kelvin Silveira Rodrigues, Italo Rosa Policena, Cássio Denis de Oliveira, Giana Diesel Sebastiany, Adriano Bombardieri, Liane Mahlmann Kipper, André Luiz Emmel Silva, Jorge André Ribas Moraes

Resumo


Décadas atrás não se discutia a educação como atualmente, projetando ações para os anos vindouros, os alunos não pretendem somente saber como funciona algo, mas sim como fazer as coisas funcionarem. Desta maneira, surge a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), que é uma metodologia de ensino na qual o aluno é motivado a partir de situações cotidianas, a resolver problemas, porém, com uma multidisciplinaridade envolvida em todo o processo construtivo. Utilizou-se dessa metodologia, para apresentar aos alunos, que participam do projeto de extensão Re_inventar, as seguintes etapas: 1) apresentação do assunto a ser explorado nas oficinas; 2) apresentação do problema; 3) início da montagem das maquetes funcionais; 4) resolução e entendimento do problema e 5) apresentação da solução e descrição das etapas da pesquisa por meio de um relatório. Através dessa metodologia procura-se melhorar e complementar a educação de jovens de ensino fundamental e médio das escolas do município de Santa Cruz do Sul, dando-lhes a oportunidade para experienciar novas formas de aprendizagem e alinhar a teoria vista em sala de aula nos turnos inversos às oficinas do projeto, com a parte prática simulada (pelas maquetes funcionais) por meios de resoluções de problemas que são o dia a dia da vida profissional dos mais diversos engenheiros. A intenção com a aplicação da metodologia ativa, com foco em Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL) neste projeto de extensão foi a de promover o aprendizado com a participação ativa dos alunos. Para verificar se isto está sendo alcançado, dados quali-quantitativos foram extraídos dos relatos dos alunos que participam do mesmo; buscando verificar se uma metodologia baseada em problemas auxilia ou não na construção do conhecimento. Após a coleta dos dados pode-se constatar que os alunos obtiveram um desempenho bastante satisfatório na resolução dos problemas propostos nas salas de aula convencional, como nas oficinas do projeto, de modo que o conteúdo programado para as oficinas teve de ser readaptado devido à velocidade de aprendizagem dos sujeitos envolvidos; o que comprova, que a problematização quando bem planejada, pode promover a busca do saber e a investigação em outras áreas do conhecimento consolidadas ou não e resgatar aqueles para uma nova construção. Portanto, a aprendizagem baseada em problemas, alinhada às práticas construtivas das maquetes funcionais que o projeto Re_inventar proporciona é um meio bastante útil de fazer com que os estudantes apreendam e construam conhecimento coletivamente na área das ciências exatas e engenharias.

Palavras-chave: PBL; Construção do Conhecimento; Maquetes funcionais.


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