COMPUTAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Roberta Francine Schmachtenberg, Marcia Kniphoff da Cruz

Resumo


Devido a grande mudança que a educação vem sofrendo, provocadas por um mundo digital e tecnológico, o processo de aprendizagem acabou por tornar-se um grande desafio para os profissionais da educação. Logo, as habilidades de ler, escrever e calcular que eram suficientes até o século XX, hoje, no século XXI, precisam ser somadas também a habilidade de programar e resolver problemas. Nos dias atuais, já se nasce imerso em uma sociedade que não vive sem tecnologia. Essa grande ferramenta pedagógica, coloca à disposição do aluno um universo de possibilidades impensadas com o tradicional giz e quadro-negro, e que precisam, urgentemente, ser melhor exploradas. Nesse contexto, a partir de bolsas fornecidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), promovido pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e através do Subprojeto de Informática PIBID/UNISC, as escolas podem contar com oficinas de Computação Básica. As atividades aqui relatadas são desenvolvidas na EEEM Nossa Senhora do Rosário, em Santa Cruz do Sul, tendo como objetivo desenvolver o raciocínio lógico, aliado a fundamentos de Computação para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, através de atividades lúdicas e interativas. Essas vão desde a manipulação do mouse e práticas de coordenação motora até o incentivo à abstração para a programação e envolvem recursos lógicos: estrutura do raciocínio; orientação do pensamento; hábitos intelectuais. Os conteúdos são abordados com imagens, vídeos e, principalmente, jogos online, uma vez que tais elementos capturam a atenção dos estudantes. Vale ressaltar que as crianças desta faixa-etária, seis a sete anos, possuem grande facilidade em assimilar os conteúdos, dado o expressivo aumento de sinapses cerebrais características de um pensamento ativo. Incentivar o raciocínio lógico das crianças desde cedo é garantir benefícios para toda a sua vida. As atividades desenvolvidas têm promovido resultados satisfatórios para o ensino de Computação no Ensino Fundamental, dado que é possível constatar a desenvoltura das crianças no trabalho com computador, juntamente com um maior interesse e conscientização sobre a importância da Computação no mundo atual. Essa relação entre ensino e a extensão, através do PIBID, ainda fomenta uma pesquisa científica, uma vez que vários dados são levantados, analisados e os resultados são discutidos. É necessário salientar, ainda, que o programa PIBID contribui imensamente na formação dos alunos da graduação - licenciatura, visto que, mais do que verificar teorias, é através das práticas desenvolvidas junto à sala de aula que o Licenciando em Computação agrega experiências e amplia conhecimentos para futura docência.

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