A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS EM EXPERIMENTOS DE QUÍMICA

Gabriele D'Avila, Joilson da Rosa Brito, Wolmar Alipio Severo Filho, Michel Fagundes da Costa, Ana Lucia Becker Rohlfes

Resumo


A utilização de materiais alternativos em experimentos de Química
Considerando a atual situação político-econômica do país, tendo em vista o descaso que vivenciamos frequentemente na educação pública, cada vez mais os professores precisam se adaptar à falta de materiais didáticos para a realização de aulas experimentais. A Química é uma ciência que proporciona tanto o aprendizado teórico quanto o prático, por isso é importante que exista um laboratório adequado para a experimentação. Muitas escolas não dispõem desta estrutura e, como consequência, os professores acabam não realizando aulas experimentais e focando suas atividades somente na teoria, tornando a sala de aula um ambiente pouco atrativo. Sabendo da importância de aliar a teoria à prática para melhor assimilação do conteúdo, procura-se criar/pesquisar materiais alternativos, relacionando os experimentos com o conteúdo. Uma das formas do emprego de materiais alternativos e de baixo custo é a realização de oficinas experimentais. Um dos objetivos das oficinas é demonstrar aos professores que é possível desenvolver a experimentação com materiais a fim de tornar o aprendizado de Química mais atraente aos alunos. Neste sentido os alunos PIBID/UNISC-QUÍMICA promoveram uma oficina, “leite psicodélico”, empregando materiais alternativos para trabalhar os conteúdos tensão superficial e polaridade. Os materiais utilizados neste experimento foram leite, corante alimentício líquido de diversas cores, detergente, cotonete e um prato. A turma foi dividida em pequenos grupos e para a realização do experimento adicionaram ao prato uma quantidade de leite suficiente para cobrir o fundo deste. Em seguida adicionaram gotas dos corantes azul, rosa e verde de modo que não houvesse contato entre as cores. Após, mergulharam o cotonete no detergente e o colocaram em contato com o leite, anotando os resultados observados. Posteriormente os bolsistas demonstraram como a polaridade e a tensão superficial influenciaram nos resultados. No quadro, foi colocada a molécula do detergente, explicando que ele é um agente tenso ativo, ou seja, capaz de quebrar a tensão superficial do leite, pois em uma parte de sua cadeia existem moléculas apolares e, em outra, polares fazendo com que, quando posto em contato com o leite, parte da sua molécula interaja com a gordura deste e a outra parte interaja com a água presente no leite. Com isso, os estudantes puderam observar o corante se deslocando sobre a superfície do leite. Os principais resultados obtidos com este tipo de prática consistem em chamar a atenção do aluno para o conteúdo abordado, trazendo os experimentos aplicados em sala de aula para o cotidiano do aluno, utilizando materiais comuns e procedimentos que são fáceis de reproduzir, contribuindo de forma positiva para a construção do conhecimento. Os estudantes puderam visualizar a aplicação dos conceitos de tensão superficial e polaridade, compreendendo o que é e como funciona cada um deles por meio da experimentação aliada à teoria. Com isso, concluímos que este tipo de atividade é uma das melhores alternativas para os professores que atuam em escolas públicas e que precisam conviver com a constante escassez de recursos, pois contribui de maneira positiva para a aprendizagem tanto do aluno quanto do professor, uma vez que o aluno torna-se motivado a contribuir para a realização da aula e o professor busca se aperfeiçoar em novas técnicas de práticas do ensino.

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