REDE NEURAL ARTIFICIAL PARA RECONHECIMENTO DE IMAGENS EM JOGOS

Eduardo Schmidt Lohmann, Rejane Frozza

Resumo


O uso de redes neurais artificiais (RNA) está cada vez mais em evidência nos mais diversos sistemas utilizados no dia a dia, como em biometria, reconhecimento de voz e imagens e técnicas de mineração de dados. A RNA é uma técnica de inteligência artificial baseada na organização e no funcionamento do cérebro humano para aprendizagem. Uma das aplicações de RNAs mais comum é o reconhecimento de padrões (imagens, sons, olfato, figuras, voz, gestos, tendências). Outra área que está em constante crescimento e que pode explorar esse reconhecimento é a área de jogos eletrônicos que utiliza tecnologias, novas ou não, antes aplicadas na concepção de um produto. Assim, o objetivo é criar um jogo eletrônico utilizando uma RNA para o reconhecimento de padrões desenhados na tela. Existem diversos modelos de RNAs, que impactam em sua topologia, arquitetura e funcionamento. Diferentes modelos implicam em diferentes vantagens e consequências no funcionamento final do sistema, assim, é necessário analisar qual modelo deve ser escolhido para ser utilizado a partir das características do domínio a ser modelado. Para isto, foram feitas pesquisas de diferentes modelos de redes neurais, selecionando os mais adequados para esta aplicação. Estão sendo realizados testes para determinar qual modelo será utilizado na aplicação final, juntamente com os parâmetros da RNA em relação ao tempo de treinamento e reconhecimento compatível com o objetivo de um processamento em tempo real. Além disso, estão sendo realizadas pesquisas e leituras relativas aos jogos eletrônicos, a fim de entender a história, gêneros, ferramentas e técnicas utilizadas para o seu desenvolvimento. O resultado esperado a partir do desenvolvimento do jogo é avaliar se possuirá as características necessárias para servir de plataforma de testes para a rede neural artificial. Os testes serão feitos com usuários reais que devem retornar um feedback sobre a experiência que tiveram ao jogar o jogo. Esta avaliação será utilizada para determinar se a RNA se comportou de forma adequada com o entretenimento proporcionado pela aplicação. O jogo está em fase de desenvolvimento e possui como característica seguir o gênero de RPG (Role-Playing Game), com estilo de batalha baseada em turnos. No decorrer do jogo vão ocorrer combates e o jogador deve resolvê-los desenhando, em uma área específica da tela, padrões que representam os movimentos possíveis do personagem naquele momento. O desempenho do jogador será avaliado com base em seus desenhos, que terão o objetivo de se assemelhar, o máximo possível, com alguns padrões preestabelecidos. O jogador será recompensado baseado no grau de similaridade que seu padrão desenhado tiver em relação ao padrão preestabelecido. A similaridade será tratada pela RNA que iniciará o processamento para o reconhecimento do desenho feito pelo usuário e, em caso positivo de reconhecimento, o personagem executará a ação correspondente ao padrão desenhado.Este trabalho poderá contribuir no desenvolvimento de futuras RNAs com necessidades similares às apresentadas neste contexto. Além disso, ao demonstrar que uma RNA eficiente pode ser aplicada em jogos, isto pode instigar a indústria a utilizar esta técnica em outros domínios.


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