FENÔMENOS QUÍMICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jocelene Soares, Renata Pachaly Beise, Ana Lúcia Becker Rohlfes, Jéssica Morsch, Wolmar Alipio Severo Filho

Resumo


Este trabalho refere-se às oficinas do subprojeto Química-PIBID-UNISC, realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, localizada em Santa Cruz do Sul/RS, para alunos das séries finais de Ensino Fundamental. A Química é essencial no cotidiano, podendo-se dizer que tudo que nos cerca relaciona-se, de alguma maneira, com a Química, pois tudo que existe sofreu algum tipo de transformação. Exemplos do dia a dia evidenciam isso, tais como: os produtos de limpeza, as roupas, os remédios, os combustíveis, os alimentos que consumimos e até no corpo humano existem várias substâncias em constante transformação. O ensino de Química, porém, é introduzido como disciplina de sala de aula somente no Ensino Médio. Por este motivo é um desafio ser trabalhado com os alunos das séries finais do Ensino Fundamental, já que as crianças não têm conhecimento prévio para compreender os fundamentos teóricos da ciência. Diante disso, as oficinas tiveram como principal objetivo proporcionar aos alunos das séries finais da escola o primeiro contato com o ensino de Química, através de aulas experimentais, com a participação dos estudantes no laboratório e com assuntos relacionados ao cotidiano. A metodologia proposta foi a realização de oficinas abordando temas como cromatografia em papel, produção de sabão caseiro, “leite psicodélico” e “pasta de dente de elefante”. Os assuntos foram introduzidos através de um diálogo e, após, foi realizada a atividade experimental com o grupo. Através da oficina sobre cromatografia em papel, os estudantes observaram a separação dos pigmentos existentes na tinta da caneta. Já a produção de sabão caseiro teve a finalidade de conscientização sobre o descarte indevido do óleo de cozinha. Na oficina de “pasta de dente de elefante” foram reconhecidas as propriedades e algumas aplicações da água oxigenada. No experimento do “leite psicodélico”, utilizando uma mistura de corante e detergente comum, demonstrou-se o fenômeno da tensão superficial e ligações químicas. Ao final de cada oficina os alunos relataram suas dúvidas e curiosidades sobre o assunto trabalhado. No decorrer do semestre, apesar das dificuldades de planejamento devido ao desafio de trabalhar o ensino de Química com alunos de séries finais do ensino fundamental, podemos concluir que as atividades desenvolvidas apresentaram ótimos resultados; de forma que os assuntos tiveram aceitabilidade pelos alunos ao final de cada oficina. Sendo assim, constatou-se a viabilidade em introduzir o ensino de química nas séries finais para que os envolvidos possam conhecer e compreender a importância da Química, dentro e fora do ambiente escolar.


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