APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - UMA ALTERNATIVA PARA MUDANÇAS!

Ângelo Quoos, Nádia de Monte Baccar, Wolmar Alípio Severo Filho, Débora Luana Kurz, Ana Lúcia Becker Rohlfes

Resumo


A aprendizagem significativa consiste na interação entre o conhecimento prévio do estudante e os novos saberes adquiridos durante a construção da aprendizagem. Esta ocorre quando um novo conteúdo ou informação alia-se a conhecimentos já discutidos e contextualizados em aprendizagens anteriores, possibilitando aprofundar o estudo e a compreensão de uma determinada temática e somente efetiva-se quando despertado, neste aluno, o interesse e motivação, sendo instigado a compartilhar suas experiências. Cabe aos professores o grande desafio de estimular a aprendizagem, tornando as aulas interessantes, motivadoras e abordando conteúdos relevantes ao estudante, para que o mesmo sinta-se parte de todo contexto. Desse modo, caracteriza-se o ensino como significativo, ao invés de uma mera aprendizagem mecânica, baseada em decorar o conteúdo de forma isolada. Através de uma metodologia diferenciada, desenvolveu-se um quiz acerca do conteúdo “Composição e transformação da matéria”, com o objetivo de finalizar o estudo em discussão e realizar uma revisão, a partir dos principais conceitos abordados. A atividade foi desenvolvida com a turma do 9º ano da Escola de Educação Básica Educar-se, durante a realização da disciplina do Estágio em Química I, ofertada no 5º semestre do Curso de Química - Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Inicialmente, houve um estudo e discussão acerca da temática “Composição e transformação da matéria”. Em um segundo momento, fomos ao laboratório de Química realizar experimentos relacionados ao conteúdo em estudo, bem como um trabalho avaliativo. Por fim, foi realizado um quiz, para revisar os conceitos abordados nas aulas anteriores. Para realização desta última etapa, a turma, que era composta por 25 alunos, foi dividida em grupos, cada grupo recebeu uma cartela com determinada cor e, obrigatoriamente, deveriam respeitar as normas estabelecidas para a atividade. O quiz era composto por questões e palavras cruzadas, as quais os estudantes deveriam responder, a partir dos conhecimentos prévios, bem como, aqueles adquiridos ao longo das aulas. Os estudantes entusiasmaram-se com a atividade diferenciada e, instigados, colaboraram para que a proposta pedagógica fosse desenvolvida de modo organizado, contando com a participação de todos, propiciando a construção do conhecimento. Outro fator essencial foi a contextualização das questões, uma vez que acarretou no comprometimento do aluno envolvido com o processo educativo. A atividade possibilitou aos alunos acompanhar gradativamente sua evolução ao longo do processo de construção do conhecimento a partir de uma aprendizagem significativa. A referida proposta também contribuiu para um desenvolvimento pessoal, acarretando em novas e diferentes opiniões e ideias para a realização de uma atuação pedagógica competente do educador, possibilitando a construção da autonomia do aluno, assim como, do seu conhecimento.



Apontamentos

  • Não há apontamentos.