CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PROGRAMAÇÃO A PARTIR DE SIMULADOR ON-LINE POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rejane Frozza, Paulo Afonso Bringmann, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz

Resumo


A aprendizagem tem sido tema de diferentes pesquisas, debates e estudos. A forma de aprender permanece a mesma, pois o aprendizado é um processo interno que leva o ser humano a se adaptar ao meio. A sociedade moderna instituiu local para a aprendizagem ser potencializada, a escola. A escola atua na formalização do conhecimento, contudo, a sociedade exige novos conhecimentos voltados às tecnologias computacionais que devem ser incorporados à escola. Geralmente, as escolas apresentam os conteúdos da mesma forma a todos os alunos, porém, muitos deles não conseguem construir o conhecimento pelos meios tradicionais de ensino. Assim, a programação já no ensino fundamental é importante aliada para a formação de estruturas mentais para a construção de novos conhecimentos. A Computação está presente em praticamente tudo o que cerca a humanidade, em atividades do dia a dia até a resolução complexa de problemas. Há diversos países que já perceberam a importância da inserção da programação na sua rede de ensino, como os EUA e a Alemanha. A finalidade é disseminar a lógica computacional para que, desde cedo, as crianças possam conviver com a realidade da computação. Neste trabalho, o objetivo é utilizar o Simulador on-line do ROBOKIT, kit de robótica educativa, para trabalhar com o ensino de programação, agregando a ele novas funcionalidades que incentivem o aprendizado da programação por alunos das escolas de Ensino Fundamental. As funcionalidades serão desenvolvidas para tornar a navegação e o “manuseio” do usuário mais leve e iterativo: inserção de um vídeo tutorial sobre como utilizar a ferramenta, além de um botão para oferecer ao usuário a opção de pular o tutorial, no caso de já ter experiência anterior com o uso do ROBOKIT; elaboração de atividades relacionadas à programação; o simulador ser acessado tanto pelo computador, como por um celular ou tablet pelo sistema Android. O Método Clínico de Piaget (MCP) será empregado para analisar o nível de abstração em que os participantes se encontram antes de utilizar o simulador do ROBOKIT, especialmente sobre as suas concepções sobre “o que é programação de computadores”. O Método Clínico de Piaget conta com questões prévias a serem desenvolvidas com sujeitos, além de ser flexível a ponto de, se houver necessidade, criar novas questões. O MCP tem como base nunca permitir que uma questão feita pelo pesquisador induza uma resposta do sujeito entrevistado. Este método proporciona ao avaliador uma dimensão do nível de conhecimento que cada indivíduo tem, além do nível em que a resposta foi dada, sendo as respostas classificadas em crença espontânea, desencadeada, sugerida, fabulação ou não-importismo. Os procedimentos metodológicos envolvem entrevistas com crianças do ensino fundamental pelo MCP antes do uso do simulador do ROBOKIT; desenvolvimento das atividades envolvendo introdução à programação no simulador do ROBOKIT; utilização do simulador pelas crianças; novas entrevistas com as crianças após o uso do simulador com as atividades de introdução à programação pelo MCP; avaliação qualitativa da construção do conhecimento pelas crianças. Os resultados esperados com o desenvolvimento do trabalho são a validação do uso de um kit de robótica educativa, neste caso, o ROBOKIT, como auxílio ao aprendizado de introdução à programação, e de um recurso como auxílio à construção do conhecimento pelas crianças.

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