AERODINÂMICA EM FUSELAGENS APLICADA AO PROJETO KAMIKASE MICRO

Demis Pessatto Faqui, João Victor Kothe, Júlio Eduardo Forster, Fabrício Antonio Egert, Adriano José Bombardieri

Resumo


A aerodinâmica é o estudo do movimento, propriedades e características dos fluidos, bem como as forças que estes exercem em corpos sólidos neles inseridos, segundo Rodrigues. O entendimento dos conceitos abrangidos na área da aerodinâmica possibilita projetos como os desenvolvidos na equipe Kamikase, equipe representante da universidade na competição nacional de aerodesign, para alcançar um nível de eficiência mais alto. Um dos componentes de importante influência na aerodinâmica dos aviões é a fuselagem, esta sendo a estrutura-base do avião, responsável pela alocação de todos os demais componentes, além de ser a terceira estrutura que mais gera forças de arrasto na aeronave. O objetivo do presente trabalho é analisar o comportamento da fuselagem do Projeto Kamikase Micro 2016 quanto à sua aerodinâmica, bem como a apresentação de melhorias com relação ao projeto inicial, no que compreende à geração de arrasto, a área lateral da fuselagem e a distribuição dos demais componentes do avião em sua estrutura. Além disso, traça-se como objetivo do trabalho a disseminação de conhecimento e apresentação do projeto Kamikase para os demais integrantes da universidade e comunidade como um todo, esclarecendo as pertinentes dúvidas. Para a realização do trabalho, tirou-se como base além de conhecimentos adquiridos no projeto Kamikase e referências bibliográficas, a modelagem conceitual do projeto, bem como a montagem final dos componentes do avião e estudos em CFD realizados no software Solid Works 2016, no qual se aplica uma malha tridimensional e simula-se a ação do ar em toda a superfície do modelo desenhado a uma velocidade especificada, conseguindo obter os parâmetros desejados e possibilitando a aplicação das melhorias e ajustes necessários ao projeto. Após o desenvolvimento de um protótipo para testes, verificou-se a necessidade de ampliação do volume interno da fuselagem, acarretando em nova modelagem e estudo para otimização aerodinâmica. Com a concretização desse estudo, apresentam-se melhorias na produção de arrasto da fuselagem e da aeronave como um todo, possibilitando maiores velocidades durante os voos, visto que as forças de arrasto geradas por ela são responsáveis pela resistência da aeronave ao movimento. Além disso, o projeto possibilita um avanço no estudo da aerodinâmica dos componentes da aeronave da equipe Kamikase Micro, sempre almejando uma melhor pontuação para o seu projeto na competição nacional, elevando a confiabilidade e o desempenho tanto da aeronave como do relatório técnico desenvolvido pela equipe no ano de 2016 e futuros.


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