PENSAMENTO COMPUTACIONAL: INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Marcia Kniphoff da Cruz, Heitor de Holanda Ramos, Viviane Muller

Resumo


Buscando novas experiências e aprendizagens, os alunos do curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC têm a chance de participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, projeto que recebe apoio financeiro da CAPES/MEC. Os bolsistas podem atuar em escolas da rede estadual e municipal de ensino. Na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, localizada no bairro Cohab, em Santa Cruz do Sul, os bolsistas, alunos do curso de Licenciatura em Computação, realizam oficinas de programação utilizando a linguagem Scratch, criada em 2007 pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. As atividades, desenvolvidas no laboratório de informática, estimulam o pensamento computacional, o que não significa saber navegar na internet, enviar e-mails ou acessar redes sociais, e sim, usar o computador como um instrumento que otimiza o poder cognitivo e operacional humano, aumentando o poder de criação e produção. Cientistas, engenheiros e profissionais de diversas áreas de conhecimento já mudaram suas rotinas de trabalho em função do pensamento computacional. Um engenheiro industrial, por exemplo, pode redesenhar uma linha de produção utilizando modelos computacionais, um economista é capaz de realizar uma projeção de inflação ou venda de ações utilizando o mesmo método. Pensar computacionalmente é identificar as tarefas cognitivas que podem ser feitas de forma mais rápida e eficiente com o uso de um computador. Este assunto é abordado por vários intelectuais da educação como Papert e DiSessa que já publicaram diversos livros sobre o tema. Na escola Nossa Senhora do Rosário, os alunos são estimulados com as oficinas de programação no Scratch, que por padrão utiliza blocos lógicos, itens de som e imagem, tornando assim a programação uma tarefa fácil e divertida, com isso o aluno é capaz de desenvolver suas próprias histórias, jogos e animações. A ferramenta ainda permite compartilhar de maneira online as suas criações. Os resultados obtidos são satisfatórios, visto que os alunos demonstram interesse e vontade de aprender mais sobre o conteúdo. Eles realizam pesquisas e compartilham novas ideias para criação de novos jogos e animações, o que comprova os benefícios do pensamento computacional. Cabe aos professores fazer uso das alternativas disponíveis e mobilizar cada vez mais os alunos a desenvolverem o pensamento computacional que é uma habilidade importante e indispensável para os cidadãos do século XXI, podendo transformar teorias e hipóteses em modelos e programas de computador, executando e reformulando as linhas de comando para redesenhar processos, realizar pesquisas cientificas ou até mesmo otimizar rotinas diárias.


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