USO DE REDE SOCIAL PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EMEF MENINO DEUS: COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS EM AMBIENTE VIRTUAL

Diego Ildonei Limberger, Laura Marcine Pranke, Silvana Soares Rodrigues dos Santos, Carla Cristiane Mergen

Resumo


As tecnologias da informação e da comunicação têm evoluído rapidamente nas últimas duas décadas e neste processo destaca-se o crescimento do número de usuários conectados à internet. É na web que encontramos as redes socais que permitem ao internauta criar um perfil, também chamado de conta, e interagir com demais usuários. Estima-se que em 2016, oito a cada dez brasileiros tenha cadastro em alguma rede social, sendo o Facebook a que contempla o maior número de contas. A rede social remete de imediato à ideia de ser uma ferramenta voltada ao entretenimento, porém, as possibilidades possíveis para uso vão muito além. A interatividade e instantaneidade das redes propiciam a criação de grupos de estudos ou discussões e, fazendo proveito deste potencial, a equipe diretiva da EMEF Menino Deus de Santa Cruz do Sul optou por utilizar o Facebook como ferramenta de estudo das atividades da formação continuada. A escolha do mesmo se deu principalmente pelo fato de a plataforma ser acessível através de vários dispositivos e possibilitar a interação em tempo real a partir de um grupo privado e fechado. Todos os professores possuem perfil na rede e a dinâmica do ambiente consiste em acessar os materiais didáticos digitais postados tais como vídeos, textos e apresentações sobre os temas de cunho educacional em um roteiro pedagógico e, a partir disso, realizar comentários com análise crítica. As postagens das atividades ocorrem em frequência mensal pela equipe pedagógica da escola, sendo esta equipe também responsável pela seleção dos temas e materiais que são debatidos neste ambiente. São realizados encontros presenciais nos quais ocorre um balanço do andamento das atividades, promovendo assim, uma reflexão dos conceitos abordados até então. O Subprojeto Informática do PIBID/UNISC é responsável pelo suporte técnico do ambiente, auxiliando na seleção dos materiais didáticos digitais e orientando professores sobre o uso das ferramentas disponíveis. As redes sociais como ambiente virtual de aprendizagem possibilitam a interatividade, uma vez que professores fazem uso do espaço para expressar suas opiniões, compartilharem experiências e indicar links relevantes ou páginas de instituições que podem ajudar nos estudos. O uso de mídias como ferramenta de aprendizagem também é considerado uma vantagem deste ambiente. Como resultado, obtém-se um espaço colaborativo e de valiosa troca de conhecimento entre os participantes.


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