METODOLOGIA PARA ESCOLHA DE BEQUILHA DIRECIONADA A AERONAVES RADIOCONTROLADAS PARA COMPETIÇÃO

Mateus Cassaboni Stracke, Fabricio Antonio Egert, Guilherme Mateus Flesch, Adriano Bombardieri

Resumo


Para o conjunto de pouso de aeronaves radiocontroladas, não tripuladas, destinadas a competições da SAE Brasil de Aero design define-se o conceito do conjunto de pouso, como o responsável por absorver as cargas de impacto atuantes em pouso e no taxiamento da aeronave em solo. Devido ao fato do dimensionamento da aeronave ser executado, respeitando normas impostas pela organização da competição, ficando limitadas as dimensões, o peso e o motor da aeronave. De acordo com os modelos de trem de pouso; Triciclo, no qual o trem de pouso auxiliar localiza-se na parte dianteira da aeronave, além de auxiliar em sua aterrissagem participa praticamente de toda a corrida de decolagem; no Convencional, localiza-se na parte traseira próxima a empenagem e não exige tanto esforço durante o pouso. Visando sempre projetar uma aeronave leve e que carregue a maior carga possível, dentro das restrições lhe impostas, voltamos à parte central abordada a este trabalho, na qual tratamos da escolha de melhor relação entre bequilhas. Primeiramente, desenvolve-se um esboço de trem de pouso auxiliar baseado em conceitos já conhecidos e também com as cargas já definidas, cria-se um projeto com todas as principais características que se deseja obter, dimensionando-o para que atenda às reais necessidades. Através de análises criteriosas, construiu-se uma metodologia para melhorar a escolha da bequilha em seu conjunto. Levando em consideração os seguintes requisitos: Absorção a impactos, como é a bequilha a responsável pelas manobras da aeronave em solo, deve absorver aos desníveis da pista bem como também a corrida na decolagem; Fácil manutenção, para garantir que consiga executar uma manutenção segura sem corromper qualquer outra parte da aeronave dentro de um curto espaço de tempo, esta deve se apresentar acessível e de fácil reparo; Redução de folgas, para que não ocorram desgastes não previstos, perda de rigidez e velocidade devido aos desbalanceamentos gerados pelas folgas providas de muitos pontos de fixação; Redução de peso e baixo custo, escolhendo o material mais eficiente e reduzindo o número de peças do conjunto, a fim de que este resista a todos os esforços impostos, atendendo às necessidades como também não deixando de lado o seu custo de produção que não deve se exceder. Para que se consiga fazer uma escolha inteligente e ágil, esta eficiente metodologia de escolha de produto, compara e mostra com todos os argumentos qual a bequilha mais eficiente a ser utilizada no projeto aeronáutico.


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