INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO

Viviane Müller, Tanúbia da Rosa Haas, Marcia Elena Kniphoff da Cruz

Resumo


As mudanças estão acontecendo muito rapidamente em todos os aspectos que permeiam a sociedade. É obvio que com a educação não seria diferente, pois é através dela que ocorre a sistematização do conhecimento formal. Na educação a utilização das tecnologias deve facilitar a busca por novas informações e conhecimentos e o uso adequado da informática oportuniza o desenvolvimento e a organização na construção do pensamento, bem como desperta a curiosidade e o interesse dos alunos, elementos fundamentais para a construção do conhecimento. A informática deve ser vista como um instrumento de interação com o educando, uma vez que o conhecimento não é transmitido, mas sim construído progressivamente por meio de ações que, segundo Piaget, são interiorizadas e se transformam. Fundamentado nesse preceito, o subprojeto de Informática inserido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), objetiva oportunizar a introdução desse aluno à realidade tecnológica disponível nas escolas da rede pública de ensino. Na Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás foi adotado o uso do computador em sala de aula como ferramenta de auxílio na construção do conhecimento, desenvolvendo nos alunos a capacidade de concentração, coordenação motora e criatividade, através do uso do editor de texto Microsoft Word e do criador de apresentações Powerpoint. As oficinas realizadas no Laboratório de Informática focaram nessas ferramentas de produtividade, vinculando com conteúdos abordados em disciplinas curriculares, de modo a promover uma aprendizagem que propiciasse a interação construtiva entre aluno, computador e professor. Após a realização das oficinas, percebe-se que os alunos estão desenvolvendo suas atividades com mais rapidez e qualidade, assim fica claro que a utilização correta dos computadores e suas ferramentas de produtividade ajudam a promover a aprendizagem e a interação entre computador e aluno. Além disso, como aspecto preponderante, aponta-se a necessidade de oportunizar aos estudantes de escolas públicas o contato com as tecnologias educacionais para que a informática seja utilizada como instrumento de interação. Desta forma, o Subprojeto de Informática reforça um de seus objetivos, desenvolvendo atividades para potencializar diferentes aprendizados, conforme necessidades apresentadas pela escola.


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