AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE INGLÊS INSTRUMENTAL UTILIZANDO UM AGENTE VIRTUAL COM AGENTE PEDAGÓGICO

Julia Leal Cabral, Beatriz Lux

Resumo


O aprendizado de línguas, como a língua inglesa, têm mostrado ser essencial na vida acadêmica e profissional de estudantes das mais diversas áreas. Na área do aprendizado de línguas, especialmente língua inglesa, têm-se diversos softwares de aprendizado, no entanto a maioria não foca em técnicas especiais de forma a melhor atender o aprendizado dos estudantes. Desse modo, ainda são muito poucos os ambientes virtuais de aprendizagem com agentes pedagógicos, para o aprendizado de línguas, disponíveis para o grande público até o momento. A partir disso, neste trabalho de conclusão, pretende-se desenvolver um módulo em um ambiente educacional para o ensino de inglês instrumental, integrando o agente pedagógico Dóris. Posteriormente, a aprendizagem dos estudantes será avaliada neste módulo. Este agente, foi desenvolvido no projeto de pesquisa “O uso de agentes cognitivos e de agentes pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem em sistemas tutores inteligentes”, da UNISC. Para que o agente fosse desenvolvido, teve-se o intuito de fazer com que a Dóris atuasse em um STI (Sistema Tutor Inteligente) com domínio genérico, podendo assim dizer que ele não possui um conhecimento específico sobre o domínio a ser abordado. Esse agente tem como objetivo auxiliar e motivar os estudantes em sua aprendizagem, como também personalizar o conteúdo, adequando aos diferentes possíveis perfis que os usuários possam ter, sendo que o agente tem como principais funções extrair características de aprendizado do estudante e disponibilizar ao sistema estas informações. Essas informações são necessárias para uma posterior modelagem do perfil do estudante. Ele também guia e monitora o estudante durante sua interação com o ambiente de ensino-aprendizagem, auxiliando-o em caso de dúvidas e motivando-o a aprender. Para ser realizada a avaliação dos estudantes será utilizado o Método Clínico de Piaget, que consiste na percepção do pensamento da pessoa que está sendo investigada. Isso ocorre através da interpretação de suas respostas durante a entrevista. No caso deste trabalho, será feito um questionário com os estudantes antes e depois do uso do ambiente, sendo que para a classificação dos estilos foram utilizados os seis estilos de Felder: Sensorial, Intuitivo, Ativo, Reflexivo, Sequencial e Global. Portanto, a primeira parte do trabalho deu-se por pesquisas bibliográficas e científicas, ocorrendo profunda análise sobre as melhores e mais adaptáveis características que servissem de inspiração no desenvolvimento do novo ambiente. Estudou-se sobre a importância e os diferentes tipos de AVAs e agentes existentes que podem contribuir com características ao novo ambiente voltado para o ensino de Inglês Instrumental. Os ambientes estudados foram: Duolingo, Lingualia, English Online 3D. Os agentes apresentados são os seguintes: O agente pedagógico afetivo Maga Vitta, o agente pedagógico afetivo PAT (Pedagogical and Affective Tutor), os agentes educativos Ada e Grace. Já na segunda e última parte do trabalho, será desenvolvido o novo módulo com a integração do agente Dóris e será feita a implantação do Método Clínico de Piaget como método de avaliação dos estudantes. Posteriormente, será feita a integração do conteúdo no novo módulo de inglês ao ambiente.


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