VIVÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM EM UM GRUPO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Caroline Bertelli, Bruna Rezende Martins, Lia Gonçalves Possuelo, Priscila Pereira Borges Sanfelice, Lisiane de Oliveira, Ediane Borges Torres Franz, Clauceane Venzke Zell

Resumo


Com o programa iniciado em 1994, as Estratégias de Saúde da Famílias (ESFs) fazem parte da rede de atenção básica e são uma importante porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Um significativo aspecto desse programa é a promoção da saúde e o cuidado holístico aos usuários pertencentes ao território da ESF. Como estratégia de aproximação entre o serviço de saúde e a comunidade, além de ser uma ferramenta de trabalho fundamental, a formação de grupos foi adotada e com ela é possível construir umas das pontes entre a população adscrita e o serviço prestado. Acredita-se que a educação em saúde tenha papel fundamental para a mudança do modelo de saúde vigente. Diversos estudos apontam que a execução de grupos nas comunidades fortalece o conhecimento dos usuários e possibilita, aos mesmos, hábitos de vida mais saudáveis, além de proporcionar um momento de socialização com outros membros da comunidade e também de experiências em saúde, favorecendo o crescimento mútuo. Relatar e refletir sobre a experiência e vivência de acadêmicas de enfermagem em um grupo de educação em saúde foi o objetivo deste trabalho. Na metodologia foi utilizado o relato de experiência, de cunho descritivo e reflexivo acerca das vivências de duas acadêmicas de enfermagem, bolsistas do Programa PET GraduaSUS em um grupo de educação em saúde que acontece uma vez ao mês e que está vinculado a uma ESF no município de Santa Cruz do Sul. A realização das atividades educacionais no grupo oportunizou um contato mais próximo com a comunidade, permitindo ser possível reconhecer características culturais e individuais dos moradores. Essas ações também nos beneficiaram, pois para que discutíssemos com melhor propriedade os cincos temas propostos – Bingo da Saúde; Saúde da Mulher; Transtornos do Humor; Alzheimer e Alimentação Saudável. –, foi necessário estudarmos e debatermos com a equipe da ESF sobre os mesmos. A escolha dos temas abordados foi realizada a partir das ideias e sugestões dos participantes, o que fez com que somente temas que aguçavam a curiosidade e o interesse da comunidade pudessem ter sido trabalhados. Para melhorar a explanação sobre o conteúdo, o grupo já contou com a parceria da Liga de Psiquiatria da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e também com o apoio da nutricionista e da profissional de educação física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O grupo de educação em saúde, além de ter oportunizado a aproximação entre os participantes, esclareceu através de discussões temas importantes e com grande relevância para os indivíduos, servindo para desfazer dúvidas e aumentar o conhecimento dos mesmos. No decorrer das atividades, percebemos que o diálogo e os questionamentos realizados por parte dos moradores foram tendo uma significativa ascendência, podendo ser justificado pelos conhecimentos adquiridos durante as atividades desenvolvidas pelo grupo, demonstrando que realizar ações de educação em saúde são extremamente válidas para o aprendizado de todos os envolvidos.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.