INSERÇÃO NO PROGRAMA PET-SAÚDE GRADUA- SUS: PERSPECTIVAS DO ACADÊMICO.

Eliza Noêmia Alves Koch, Náthalie da Costa, Ieda Cristina Morinel, Ângela Cristina Ferreira da Silva

Resumo


O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde Gradua- SUS - disponibiliza bolsas para profissionais do serviço, tutores e acadêmicos da área da saúde, com a finalidade de fazer conexão entre ensino e serviço, além de buscar fortalecer as vivências no Sistema Único de Saúde. A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) está inserida nesse contexto juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, da cidade Santa Cruz do Sul, na realização deste Programa. As bolsas destinadas aos estudantes visam aperfeiçoar a formação superior em saúde, oportunizando aos acadêmicos a construção coletiva de uma rede de saúde nas comunidades e suas relações e inter-relações com os serviços disponibilizados. A escolha dos locais vem do poder público municipal e os bolsistas são alocados conforme disponibilidade de vagas. Os locais para realização dessas vivências são: Estratégia Saúde da Família (ESF) Cristal/Harmonia, ESF Progresso, Vigilância Sanitária e o Centro Materno Infantil (CEMAI). Os trabalhos realizados têm a finalidade de serem interdisciplinares, conforme a demanda de cada local. Isso possibilita ampliar a visão dos acadêmicos ao integrar uma diversidade de saberes proporcionando um diálogo entre eles. Quatro cursos fazem parte: enfermagem, fisioterapia, medicina e odontologia. Objetivo: Descrever as perspectivas das acadêmicas dos cursos de fisioterapia e medicina que iniciaram sua trajetória no PET Gradua-SUS no mês de julho de 2017. Metodologia: Descrever no portfólio as atividades planejadas, organizadas e executadas da ESF Cristal/Harmonia com sua devida expectativa. A permanência semanal é de oito horas distribuídas de segunda a sexta-feira, conforme nossas disponibilidades de horários. Resultados: Esperamos conseguir desenvolver o planejado executando-o dentro de uma perspectiva holística para população da comunidade e funcionários do ESF. Alicerçado pela qualificada execução para que possa auxiliar a população, aprimorar nossa formação acadêmica e nos transformar como pessoas. Ademais, aspiramos levar os nossos colegas, que não participam e ao colegiado dos nossos cursos, o compartilhamento das nossas experiências buscando incentivar e potencializar a formação no SUS e para o SUS no contexto acadêmico/profissional. Conclusão: Compreendemos que ao fazer parte de um programa que busca a integração ensino-serviço-comunidade temos o dever de proporcionar uma discussão em nossos cursos para ampliar e qualificar a formação acadêmica, entender como o sistema de saúde funciona e como podemos contribuir cotidianamente para sua melhoria. Portanto, as nossas perspectivas são de conhecer a rede SUS em suas particularidades, fazer a prática das teorias trazidas na universidade, obter aprimoramento em nossa formação, compartilhar conhecimentos com a população e com a comunidade acadêmica além de ajudar a população a se desenvolver da melhor forma possível.

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