OS BENEFÍCIOS DA INSERÇÃO DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM NO CENTRO CIRÚRGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Fabricio de Moura Tolvi, Natalia Betina Bublitz, Bruna Rezende Martins, Daiana Klein Weber Carissimi

Resumo


Introdução: A formação acadêmica dos profissionais não deve ser baseada apenas na teoria, portanto, é fundamental que os discentes conheçam o espaço em que irão atuar. E é a partir de vivências práticas ofertadas durante a graduação, que os alunos conseguirão expandir os seus conhecimentos e associar de maneira clara e concisa a teoria à prática. O centro cirúrgico é uma das áreas hospitalares mais complexas, necessitando de uma equipe especializada, de uma estrutura adequada e de materiais de alto custo. Além disso, deve ser um local de fácil acesso às outras alas, entretanto o acesso interno deve ser bastante restrito, pois é imprescindível a redução dos riscos que possam comprometer a saúde dos indivíduos que serão atendidos. Objetivo: Relatar os conhecimentos adquiridos por acadêmicos de enfermagem durante uma disciplina prática no centro cirúrgico. Metodologia: Relato de experiência de cunho descritivo e reflexivo sobre as experiências de três graduandos durante a disciplina prática Enfermagem no Processo de Cuidar - Unidade de Clínica Cirúrgica e Centro Cirúrgico, ofertada pelo curso de Enfermagem, da Universidade de Santa Cruz do Sul, que foi desenvolvida em um hospital de médio porte do Vale do Rio Pardo. Resultados: No plano de aula da disciplina estipularam-se seis aulas práticas no centro cirúrgico, a fim de que os acadêmicos pudessem conhecer o ambiente e os procedimentos, o trans e o pós-operatórios imediatos. Durante esse período foi oportunizado aos discentes conhecer a estrutura da ala cirúrgica e compará-la com o preconizado pelas normas da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). Além da observação da rotina do setor e a realização dos mais diversos procedimentos cirúrgicos – traumatológicos, ginecológicos, plásticos, oftalmológicos e cardíacos –, foi possível a melhor compreensão do passo-a-passo de cada procedimento, além da observação, análise e realização de cuidados específicos para os pacientes no pós-operatório imediato e mediato, ações essas que são primordiais no desempenho das atividades dos profissionais de enfermagem. Embora se reconheça, principalmente, o enfermeiro no âmbito assistencial, no centro cirúrgico vemos esse mesmo profissional mudando completamente sua forma de atuação, exercendo ações gerenciais e organizacionais que são primordiais para o andamento desse serviço. Ainda como adendo ao conhecimento, destacam-se as oportunidades de reconhecer regras e atitudes que visam diminuir a quantidade de erros e taxas de infecções como, por exemplo, o check list de cirurgia segura, promovendo a fusão entre conhecimentos práticos e teóricos. Conclusão: Por fim, é possível reconhecer o crescimento não só acadêmico, mas também pessoal dos discentes, já que estar desenvolvendo as disciplinas práticas ofertadas possibilita o diálogo entre a crítica, responsabilidade, ética, empatia e humanização, propiciando a formação de profissionais mais capacitados e com maior interesse pelo bem-estar dos pacientes. Portanto, a inserção de graduandos de enfermagem no centro cirúrgico permite a familiarização desses alunos com os ambientes de atuação, facilitando a identificação das áreas de interesse dos acadêmicos.


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