METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A FOTOPROTEÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Gerusa Carolina Feiber, Silvio Augusto Ortolan, Kelly Christiane da Silva, Morgana Marion, Arlete Teresinha Klafke

Resumo


Introdução: De acordo com dados do INCA, o câncer de pele (não melanoma) é o de maior incidência no Brasil. Estudos indicam que o aumento de queimadura solar aumenta o risco, por isso o uso do filtro solar diário é o maior aliado à proteção contra a doença. No Brasil, os protetores solares são considerados cosméticos de venda livre e é função do farmacêutico desenvolver, produzir, analisar, orientar a escolha e utilização adequada destes produtos durante suas atividades em estabelecimentos de saúde onde estiverem inseridos. O aprendizado envolve muitas formas de consolidação do conhecimento. A metodologia pedagógica ativa é compreendida como uma metodologia inovadora e instigante, visando à formação de profissionais críticos, reflexivos, e o papel do docente é de oferecer oportunidades significativas para permitir que, transformadas em situações de aprendizagem, despertem no discente as potencialidades e a capacidade de reintervenção na realidade. Objetivo: Relatar a experiência da realização de uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem com discentes do curso de farmácia com o tema fotoproteção. Metodologia: Neste relato de experiência, participaram 25 discentes da disciplina de cosmetologia do 7 º semestre do curso de farmácia da UNISC e uma docente. A proposta da aplicação da metodologia de problemetização aplicou-se apenas ao conteúdo sobre fotoproteção, acontecendo durante 4 encontros semanais, presenciais, entre 03 a 16 de novembro de 2016. As pesquisas e consolidação dos conteúdos pertinentes ao tema aconteceram nas salas de aula e na biblioteca da universidade; a produção dos fotoprotetores nos laboratórios de farmacotécnica do curso de farmácia, as atividades de orientação ao público no campus da universidade e na praça central da cidade de Santa Cruz do Sul. Esta atividade foi realizada em 5 etapas: proposta pedagógica e objetivo; construção do conhecimento; aplicação do conhecimento; atividade de educação em saúde e avaliação dos docentes e discentes sobre a experiência. Resultados: A metodologia foi apresentada a partir de um relato de caso envolvendo uso de fotoproteção. Os alunos foram convidados a estudar sobre o tema, elaborar um fotoprotetor e orientar o uso. Na etapa 2, orientados pela literatura, a aquisição do conhecimento sobre radiação solar e ativos disponíveis para utilização em fotoproteção resultou no desenvolvimento de um fotoprotetor (etapa 3) utilizando os ativos existentes no laboratório e integrando os conhecimentos de disciplinas de tecnologia e análise farmacêutica. Um software simulador do cálculo do FPS foi utilizado para comprovar os fatores obtidos e um roteiro de avaliação de qualidade foi elaborado. Na etapa 4, um folder foi utilizado como material orientador nas ações de educação em saúde realizadas, com excelente receptividade nos diferentes públicos. Na etapa final, compuseram a nota final do processo de ensino-aprendizagem a participação em sala de aula, a elaboração do relatório escrito com a descrição da construção das etapas da metodologia proposta e o feedback docente e discente. Conclusões: Observou-se maior domínio e compreensão do tema proposto do que na forma tradicional com aulas expositivas; a experiência consolidou a importância da interdisciplinaridade e valorizou a contribuição do profissional farmacêutico nas ações de educação em saúde. Metodologia ativas são estratégias diferenciadas de ensinar e aprender, e os discentes se disseram motivados com a utilização da nova prática.

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