ELABORAÇÃO DO CURSO DE EXTENSÃO MODALIDADE EAD NA TEMÁTICA DA INTERNATIONAL CLASSIFICATION OF FUNICONALITY DISABILITY AND HEALTH –ICF

Sabrina Antonio de Souza, Tania Cristina Malezen Fleig, Margarida Mayer

Resumo


Introdução: A International Classification of Funiconality Disability and Health (ICF) foi elaborada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), conceituando a funcionalidade como a interação dinâmica entre a condição de saúde de uma pessoa, os fatores ambientais e os fatores pessoas, oferecendo uma linguagem padronizada e uma base conceitual para a definição e mensuração da incapacidade. A instrumentalização dos profissionais de diferentes áreas para uso da ICF pode auxiliar na abordagem das pessoas com deficiência, garantindo a integralidade da atenção à saúde, bem como facilitando a intersetorialidade. A educação à distância é uma ferramenta que está sempre produzindo, sistematizando e disseminando o conhecimento, tornando a educação acessível a um número cada vez maior de cidadãos. A partir destes entendimentos e atendendo uma das atividades previstas no projeto de pesquisa, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: em programas de reabilitação funcional, utilizando a ferramenta do EAD, reconhecendo e aprimorando o entendimento dos componentes da ICF, foi elaborada a proposta do curso de educação à distância. Objetivo: Desenvolver um curso na modalidade EAD, que estude o modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, conhecendo a trajetória das classificações da OMS e da ICF, refletindo sobre o modelo biopsicossocial e o modelo biomédico, conhecendo os princípios e os conceitos fundamentais da ICF e qualificadores. Métodos: Proposta de curso que teve inicio no mês de março (17.03.17) depois de conversas das docentes coordenadoras com duas integrantes do EAD - UNISC, foi enviado pelas coordenadoras as informações referentes às etapas e formatos a serem seguidos para a possibilidade de oferta do curso de extensão na modalidade EAD, em formato de fluxo contínuo,seguindo também a carga horária do curso que são de 20 horas divididas em três unidades contendo hipertextos, vídeo aulas,multimídia e um questionário avaliativo,sendo o público alvo a comunidade acadêmica e profissionais dos serviços públicos e/ou privados.Principais resultados:Em fase de finalização do projeto de curso, temos a seguinte estrutura ; a) Unidade 1-Histórico, princípios e conceitos norteadores da International Classification of Funiconality Disability and Health –ICF;b) Unidade 2- Conhecimento do modelo da ICF: componentes,categorias, subcategorias e qualificadores;c) Unidade 3 denominada - Aplicação da ICF na prática clínica. Os vídeos que integraram as unidades serão desenvolvidos pela equipe do EAD, tendo como parceria o projeto de extensão Arquitetura e Saúde. O curso encontra-se em fase de submissão ao EAD para revisão finalização e lançamento.Conclusão:Com isto, tivemos a oportunidade de desenvolver uma formação na modalidade EAD com o tema Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, elucidando a identificação dos componentes da ICF, ressaltando também a importância da interação com a equipe do EAD - UNISC e com o projeto Arquitetura e Saúde, demonstrando o dia a dia de pessoas da comunidade que apresentam alguma deficiência física, dando ênfase à funcionalidade e incapacidade encontradas no dia a dia destas pessoas.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.