SERVIÇO DE REABILITAÇÃO FÍSICA E A ATUAÇÃO DA ASSISTENTE SOCIAL EM FORMAÇÃO.

Paula Luíza Kohl, Isadora Funari Azambuja da Cunha, Isadora Funari Azambuja da Cunha, Eunice Maria Viccari

Resumo


Introdução: O Serviço de Reabilitação Física de Nível Intermediário - SRFis, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, através de uma equipe multiprofissional, atua diretamente com demandas de Pessoas Com Deficiência - PCD’s. As demandas envolvem reabilitação física, órteses, próteses e meios de locomoção, dispensadas através de várias atividades integradas da Atenção e, igualmente, da Formação de estudantes dos cursos de Fisioterapia, Serviços Social, Enfermagem e Psicologia. Esse Serviço integra o Sistema Único de Saúde - SUS mediante convênio da UNISC com o Ministério e Secretaria de Estado da Saúde. O SRFis realiza várias atividades integradas a dois eixos: Atenção e Formação em saúde. Entre as atividades, dar-se-á destaque neste trabalho para a Sala de Espera, lócus de aprendizagens e habilidades necessárias da assistente social em formação. Realizada na relação com outros profissionais em formação no SRFis e com os que atuam em serviços das diferentes políticas públicas dos municípios de origem dos usuários do Serviço. Objetivo Geral: Desenvolver um espaço de educação em saúde  através do diálogo participativo entre usuários, bolsistas e familiares. Objetivos Específicos: 1) Informar usuários sobre amputação, protetização e autocuidado; 2) Atender os usuários com deficiência física contribuindo para a efetivação de seus direitos e uma melhor qualidade de vida. 3) Compreender o fluxo de serviços das diferentes políticas públicas como retaguarda para a garantia dos direitos sociais. Metodologia: É possível afirmar que a metodologia utilizada pela bolsista, juntamente com outros alunos dos demais cursos e que integram o SRFis, é baseada na participação dialogada.  Isso porque se busca compreender, analisar e interpretar a realidade de cada usuário e, a partir desse conhecimento e dessas expectativas, contribuir com possibilidades de garantia de direitos sociais. Conjugada também ao diálogo participativo em grupo, que ocorrem em momentos que antecedem atendimentos individuais. Quando necessário, ocorrem entrevistas individualizadas para orientações particulares de cada paciente. A atividade de Sala de Espera ocorre quinzenalmente e com planejamento prévio alternandoentre estudantes os diferentes cursos a responsabilidade pela coordenação. Resultados e conclusões: Durante os atendimentos realizados é aprender, apreender e aproximar-se de diferentes habilidades necessárias na formação do assistente social como: conhecer a realidade de vida de cada usuário e aproximar-se de suas demandas; Exercitar o planejamento, a execução e a avaliação de atividades coletivas como a sala de espera; Conhecer e participar da gestão do SRFis; Aproximar-se do modo de gestão das diferentes políticas públicas, na medida em que é referenciado aos usuários para acessarem outras formas de atendimentos; E desenvolver atividades em equipe multiprofissional. Todas essas atividades vêm possibilitando complementar positivamente na formação acadêmica da estudante, enquanto também se constata a contribuição para com a garantia de direitos de Pessoas Com Deficiência e suas famílias que buscam o Serviço de Reabilitação Física.

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