BIBLIOTECA ESCOLAR: UM ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO

Reinaldo Valdez, Taís Milene Rusch, Ângela Cogo Fronckowiak

Resumo


O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UNISC possibilita que nos tornemos profissionais mais qualificados e com pensamento crítico em relação a nós mesmos no que diz respeito à profissão de educador. Como futuros professores, vimos a necessidade de refletirmos seriamente sobre o papel da biblioteca dentro da escola e sua significação, sobre a importância da leitura na formação dos estudantes. É necessário que ela se torne um espaço de integração, que nela sejam criados projetos de promoção da leitura e que toda a comunidade escolar seja responsável por estes processos. Infelizmente, em muitas famílias, o contato com livros é ainda algo muito distante da realidade. Por isso, é de suma importância que repensemos a prática de leitura nas escolas.  Em 2016, começamos a trabalhar na gestão da biblioteca da Escola Estado de Goiás, localizada no centro da cidade de Santa Cruz do Sul. A princípio, nos empenhamos em revitalizar o espaço físico da biblioteca. Atualmente, acontece no local, contação de histórias com os estudantes do currículo, favorecendo o letramento amplo e literário. Além disso, buscamos fazer uma seleção dos livros e revistas indicados aos estudantes dos anos iniciais, disponibilizando-os também num armário localizado no refeitório da escola. A proposta consiste em utilizar o refeitório como mais uma dimensão mediadora de leitura. Nosso desejo é que os estudantes se apropriem dos textos lidos através do dizer. De acordo com Elie Bajard (2001), o dizer pode ser uma atividade comunicativa oral que coloca um texto escrito em jogo. Assim, apreende-se que não se pode ler um texto sem construir sentidos, muito menos escrever sem produzir textos. Com a nossa atuação na escola, a biblioteca passou a ser mais frequentada; desenvolvemos atividades com todos os alunos do currículo e auxiliamos na retirada de livros. É fundamental que estejamos preparados para o desafio diário de ser um educador em um mundo que está constantemente em transição. Esperamos que, com a nossa contribuição e envolvimento, possamos ser mediadores e facilitadores no encontro entre livros e leitores, que possamos levar os alunos a descobrirem de forma autônoma e livre, as infinitas veredas da leitura e que a biblioteca se torne um lugar verdadeiramente de promoção dos saberes. Um espaço que seja uma extensão da sala de aula para professores e alunos, uma ferramenta formadora da consciência crítica e criativa do educando. Que nela, possamos fomentar debates, análises e, sobretudo, que seja um espaço democrático, prazeroso e de crescimento humano.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.