VISITAÇÕES AOS SETORES COPA E COZINHA DO HOSPITAL SANTA CRUZ: A ESCUTA COMO PROMOÇÃO DE SAÚDE AOS TRABALHADORES

Sandi Seibert, Janaína Schultz, Marcus Vinicius Castro Witczak

Resumo


O presente trabalho surge a partir da experiência vivida no Estágio Integrado em Psicologia I e II, realizado no RHDesenvolvimento Humano do Hospital Santa Cruz. Está voltado à promoção de saúde mental dos trabalhadores dos setores, Copas e Cozinha do hospital, onde, através das circulações pelo ambiente, percebeu-se as atividades deste público muito restritas aos seus setores, bem como a não participação em ações voltadas à saúde do trabalhador dentro do HSC. Esse fato fez com que emergisse o desejo de estar conhecendo ambos, para a compreensão das especificidades dos seus trabalhos, para além do óbvio ou conclusões superficiais da sua relevância para a instituição, pensando nas frequentes demandas associadas ao processo de trabalho no ambiente hospitalar, que pode ocasionar um maior desgaste físico e emocional dos trabalhadores e até mesmo o pouco tempo para a procura por espaços disponibilizados a eles. Teve como objetivo principal propor um espaço de escuta deliberada e flutuante, aos trabalhadores como forma de acolhimento, tendo em vista que não houvesse a necessidade de sair do seu local de trabalho. Este contato se demonstrou sensível e único, buscando proporcionar uma aproximação dos trabalhadores, bem como o conhecimento da rotina de trabalho de ambos os setores para possíveis contribuições, além da apreensão das subjetividades encontradas neste espaço. As visitas ocorreram semanalmente, com duração de 15 a 20 minutos em cada setor, sendo um espaço de escuta e acolhida, para compreender a realidade destes indivíduos e identificar possíveis demandas. Perante as visitas, é notória a relevância e impacto que esta ação tem na promoção de um espaço harmônico e de ajuda mútua entre todas elas. Ao que indica este aspecto, pode-se inferir que o mesmo se mostra um componente importante também no que diz respeito à gestão e manutenção de possíveis impasses que possam ocorrer no sentido real do trabalho, pois um dos grupos, o composto pela copa – tem um contato direto com o paciente, enfim, um lugar bastante complexo. Os impactos desta boa relação não foram diferentes no setor de cozinha. As trabalhadoras mostraram-se muito unidas e evidenciaram uma amizade e compreensão mútua. Frente ao que foi possível observar, elas tentam trabalhar com as adversidades advindas do dia a dia do trabalho de modo humorado, num contato muito próximo. Além disso, é importante destacar, enquanto parte da equipe do setor de Recursos Humanos/ Desenvolvimento Humano, o papel ativo das funcionárias, interagindo constantemente no ambiente organizacional como agente de mudança e de melhorias, conquistando progressivamente este espaço de respeito, confiança e de reconhecimento profissional.

 

Palavras-Chave: hospital; trabalho; promoção de saúde; copa; cozinha.

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