DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO: INTERVENÇÕES POSSÍVEIS

Suéllen Ramos, Jemerson Madrid Dias, Nivia Arlete Souza Duarte, Rayssa Madalena Feldmann, Gabrielly da Fontoura Winter

Resumo


A psicopedagogia é considerada a área de conhecimento e atuação que lida com os processos de aprendizagem nos seus padrões normais ou patológicos, considera a influência que a família, a escola e a sociedade exercem no que diz respeito ao desenvolvimento. É a ciência que estuda a forma como se aprende, como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecer, tratar e prevenir essas alterações. (MORAES, 2010). O psicopedagogo busca analisar a situação do aluno para poder diagnosticar os problemas e suas causas. Dessa forma, levanta hipóteses através da análise de sintomas que o indivíduo apresenta, ouvindo a sua queixa, da família e da escola. Para que esta análise possa ser feita da melhor maneira possível, é necessário conhecer o sujeito em suas múltiplas dimensões. Compreendendo a relevância deste assunto, o presente trabalho busca apresentar as especificidades da atuação do psicopedagogo, enfocando aspectos do diagnóstico psicopedagógico. Para tanto, utilizou-se de pesquisas bibliográficas, tanto na área da psicologia, como baseando-se nas teorias da pedagogia e psicopedagogia. O diagnóstico psicopedagógico é uma investigação ampla e multidisciplinar sobre os modos de aprendizagem humana e suas dificuldades. O profissional responsável pelo diagnóstico deve ter em mente que cada avaliação é única, devendo considerar singularidade humana. Nessa perspectiva, o diagnóstico não pode ser considerado como um momento estático, pois a avaliação do aluno envolve o seu nível de desenvolvimento atual, bem como, suas capacidades e possibilidades futuras. Portanto, o diagnóstico não deverá somente focar uma deficiência, mas apontar as potencialidades do indivíduo. Outra ferramenta que o psicopedagogo clínico também pode se apropriar é a avaliação psicopedagógica, que irá auxiliar nas decisões que promovam melhores condições para o desenvolvimento do aluno. Ela deve ser um processo dinâmico de investigação do processo de aprendizagem do indivíduo, visando compreender a origem da dificuldade apresentada. Nela é possível realizar a entrevista inicial com os pais ou responsáveis pela criança, análise do material escolar, aplicação de diferentes modalidades de atividades e uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competência e dificuldades apresentadas. (FERNÁNDEZ, 1992). O trabalho em equipe auxilia no entendimento adequado dos sinais, sintomas e comportamentos que as crianças ou adolescentes estão apresentando, visando esclarecer e fundamentar o diagnóstico e a avaliação. Cada profissional com o seu conhecimento proporcionará uma avaliação total do indivíduo afim de que ele se desenvolva plenamente, além disso, a família também se constitui como fonte primordial de intervenção com esses sujeitos. Diante do exposto, é possível perceber a importância que a psicopedagogia assume frente os processos de aprendizagem, estando comprometida com a transformação da realidade escolar, na medida em que possibilita superar os obstáculos que atravessam o processo de constituição do sujeito em aprendizado. Desta forma quebra-se o paradigma de causalidade das dificuldades voltadas apenas ao aluno e/ou professor. Sendo necessário também, que o professor ou psicopedagogo alterem a sua forma de conceber o processo de ensino-aprendizagem, este por sua vez, não se trata de um processo linear e contínuo, mas sim multifacetado.

 

 

 


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