CAIXA DE LEITURA

DANIELE DA PENHA GOMES PLACIDO, DANIELE DA ENHA GOMES LACIDO, ELAINE TEREZINHA MEALHO, Carla Lavinia, HELGA HAAS, HELGA HAAS, Carla Lavinia ACHECO

Resumo


OFICINAS DE APRENDIZAGEM: CAIXA DE LEITURA

Daniele da Penha Gomes Plácido

dpenha@mx2.unisc.br

   

Elaine Mealho

mealho@mx2.unisc.br

 

Carla Lavínia Pacheco da Rosa

lavinia@unisc.br

 

Helga Haas

helga@unisc.br

 

INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC nos possibilita desenvolver Oficinas de Aprendizagem em escolas públicas. As oficinas foram realizadas na Escola Municipal Professor José Ferrugem, localizada no município de Santa Cruz do Sul, com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, durante o ano de 2016. OBJETIVO: O principal objetivo é auxiliar as crianças da turma, que apresentam dificuldades na leitura para assim, poderem avançar neste processo. Como bolsistas, estamos tendo a oportunidade de desenvolver práticas docentes na sala de aula, fazendo de conhecimentos teóricos e metodológicos estudados no decorrer do curso. METODOLOGIA: As oficinas foram realizadas semanalmente, todas as segundas-feiras, pela manhã. Para o desenvolvimento do processo de alfabetização foram utilizados diversos tipos de textos. Após a sondagem, percebemos que 4 crianças estavam no nível alfabético e 2 no nível ortográfico. Desta forma, construímos um projeto sobre a caixa de leitura. Através deste projeto, buscamos desenvolver atividades nas quais as crianças levantem novas hipóteses sobre a leitura. Na caixa estavam jornais, textos literários, informativos, enumerativos e expositivos. Após a leitura do texto, discutíamos e interpretávamos o mesmo. O uso do dicionário aconteceu em todas as situações de leitura e cada uma das crianças procurava o significado das palavras que não conheciam. Para o encerramento da oficina, foram apresentados versos de Cordel para leitura. RESULTADOS: Algumas crianças demonstraram avanços, conseguindo ler melhor, identificando os sinais de pontuação no texto e lendo com mais fluência. Houve um desenvolvimento da noção de espaço e demonstraram mais cooperação entre si. CONCLUSÃO: As oficinas de aprendizagem nos proporcionaram uma nova experiência que foi de suma importância para nossa formação. E como bolsistas, temos a oportunidade de poder auxiliar a professora titular na organização dos processos de leitura, na sistematização, no desenvolvimento das propostas de atividades e podemos atender de modo mais particularizado as crianças que apresentam necessidades neste trajeto. Com o uso de vários materiais, pudemos contribuir para uma aprendizagem significativa, mesmo sabendo que temos  muito há fazer. Viver esta experiência no Pibid traz um diferencial a nossa formação acadêmica e nos coloca de modo antecipado no espaço profissional, o que qualifica nossas  reflexões e conhecimentos sobre a profissão e seus desafios.

 

Palavras-chave: PIBID; Oficinas de aprendizagem; Leitura.

 

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