A GEOGRAFIA NA TELA DO TELEFONE CELULAR

Danielle Yasmin Eichler, Camilo Darsie, Ernesto Luiz Alves

Resumo


No presente trabalho, apresenta-se a descrição de uma atividade pedagógica significativa, envolvendo o uso de telefones celulares, realizada em sala de aula, com os alunos da turma do 8º ano da Escola Estadual Educação Básica Estado de Goiás, na cidade de Santa Cruz Sul – Rio Grande do Sul. A prática em questão faz parte das atividades proporcionadas pelo Subprojeto Interdisciplinar do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O objetivo do trabalho, foi motivar os alunos a identificarem as diferenças entre os países considerados desenvolvidos e subdesenvolvidos a partir da comparação dos dados relativos a tais países com aqueles que envolvem o Brasil. Para além disto, a ideia de utilizar a tecnologia, em especial o telefone celular, para desenvolver a pesquisa dentro da sala de aula, vislumbrou redirecionar o uso dos aparelhos para fins didáticos, visto que atualmente, a utilização de telefones em sala de aula, muitas vezes, é problemática. Assim, inicialmente, os alunos, foram dividos em grupos de três integrantes, que selecionaram dez países distintos. Destes países, uma metade deveria ser composta por territórios considerados desenvolvidos e a outra por aqueles países chamados de subdesenvolvidos. Para isso, utilizaram os telefones celulares e como fonte de pesquisa acessaram o site países.ibge.gov.br. Partindo das informações apresentadas no site, levantaram dados referentes à expectativa de vida, taxa de alfabetização, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), população rural, população urbana, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, população com acesso a água potável, população subnutrida, densidade demográfica, população total, população residente em área rural, população residente em área urbana, número de homens, número de mulheres, localização do país, PIB per capita, gastos públicos com educação, gastos públicos com saúde, usuários que possuem acesso a internet, linhas telefônicas, total de exportação, PIB total, total de importação e número de computadores pessoais; As informações acima foram escritas  em folhas disponibilizadas pelas professora regente e monitora. Após a pesquisa, os alunos tinham como exercício fazer a relação entre as informações obtidas sobre os países citados e o Brasil. Durante a realização da atividade, a grande maioria dos alunos mostrou empenho e interesse na atividade realizada dentro da sala de aula. Nos dias atuais, o acesso à internet e o uso das tecnologias pelos estudantes vêm crescendo de maneira abundante, para isso, buscou-se, com este trabalho, aliar o uso da tecnologia dentro da sala de aula com o ensino-aprendizado da Geografia. Com as pesquisas realizadas em aula, os alunos passaram a ter uma nova experiência de aprendizado, estes perceberam que o celular não serve apenas para o uso de redes sociais ou jogos e sim, como outra forma de estudo. 

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