METODOLOGIA DE ATIVIDADES NA DOCÊNCIA ASSISTIDA

eduarda luiza hirsch lopes, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Helga Haas

Resumo


METODOLOGIA DE ATIVIDADES NA DOCÊNCIA ASSISTIDA

Eduarda Luiza Hirsch Lopes

eduardalhlopes@outlook.com

Carla Lavínia Pacheco da Rosa lavinia@unisc.br

Helga Haas helga@unisc.br

INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC possibilita a prática em Docência Assistida que realizo na turma de 2º ano dos Anos Iniciais da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança, durante o primeiro semestre de 2017. OBJETIVO(S): O objetivo é auxiliar e acompanhar o processo de alfabetização dos alunos do 2º ano, de modo especial o aluno portador de dificuldade de aprendizagem, desenvolvendo atividades lúdicas e com interação de identificação de letras e números, leitura e escrita. METODOLOGIA: As atividades acontecem semanalmente, às quartas-feiras, no turno matutino, quando trabalho na realização das mesmas e auxilio os alunos nas atividades propostas pela professora titular, a professora Daniela. A primeira proposta instruída por mim foi a de colagem, pintura e reconhecimento das letras, montando um alfabeto e escrevendo palavras com as inicias de A até Z e o jogo do dominó envolvendo quantidade e a leitura da obra “ Qual animal você seria?”. A partir da obra, cada aluno respondeu a questão e fez um desenho mostrando qual animal gostaria de ser. Na sequência o foco foi auxiliar o aluno com dificuldade de aprendizagem, priorizando a atividade de identificação de letras, números e escrita, a partir do uso do alfabeto e números móveis disponibilizados pelo PIBID. O aluno atendido, realizou ainda o reconhecimento e associação de letras e imagens com jogo de dominó, construiu alfabeto utilizando massa de modelar, fez recorte e colagem de imagens, li histórias de modo individual produzimos um jogo de dominó de letras e imagens, que foi utilizado por toda a turma. RESULTADOS: Os alunos já demonstraram grandes avanços na alfabetização e muitos já estão em um nível ortográfico. Percebem que existem regras de escrita que precisam ser observadas em suas produções O aluno portador de dificuldade de aprendizagem demonstrou avanços a cada semana, elevando seus níveis de associação, identificando letras, números e entrando no nível ortográfico. CONCLUSÃO: A Docência Assistida me possibilita acompanhar o desenvolvimento e o cotidiano de uma

turma em processo de alfabetização e de fazer uso das metodologias estudadas no decorrer do curso de Pedagogia. De forma lúdica e prazerosa possa contribuir para o processo de alfabetização das crianças. O PIBID nos auxilia nesta iniciação, com ideias ou materiais e é muito importante para nós alunas e aluno, termos a possibilidade de criar experiências para serem aplicadas após, até mesmo, de nossa formação.

Palavras-chave: PIBID; Docência Assistida; Alfabetização.

Instituição: Unisc – Santa Cruz do Sul/RS.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.