PSICOLOGIA ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO INTEGRADO EM PSICOLOGIA DENTRO DO NÚCLEO DE APOIO ACADÊMICO DA UNISC

Raquel Ribas Fialho, CRISTIANE DA SILVA, Patrícia da Rosa, MOISÉS ROMANINI

Resumo


A Psicologia Escolar se caracteriza como um campo de atuação e produção de conhecimento que tem como objeto o encontro entre as pessoas e a educação, com ênfase nas relações estabelecidas entre os processos psicológicos e os processos educacionais. A psicologia no contexto escolar implica em uma linha de estudo e trabalho profissional que encontra na relação do sujeito com a educação sua base de atuação e intervenção. Desta forma, o Ensino Superior se caracteriza como um espaço de atuação do psicólogo escolar que contempla possibilidades e desafios através do conhecimento e da problematização da realidade, bem como da construção de caminhos que visem à potencialização do processo educativo. O Núcleo de Apoio Acadêmico – NAAC da UNISC, enquanto local de atuação do psicólogo escolar, é um espaço de acolhimento, orientação e atendimento às demandas do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da graduação, pós-graduação, cursos técnicos e de docentes. O estágio integrado em Psicologia no núcleo constitui-se como um campo de formação que possibilita o desenvolvimento de diferentes atividades. Permite ao estagiário atuar no sentido de proporcionar apoio e acompanhamento ao estudante que está apresentando sofrimento e dificuldades emocionais, que estejam interferindo na aprendizagem e no desempenho acadêmico. Além da realização de atividades práticas, o NAAC possibilita ao estagiário o exercício e a troca com uma equipe multiprofissional, o contato com a temática de acessibilidade e conhecimento de questões institucionais de funcionamento do serviço. São estas as principais atividades do estágio em psicologia dentro do serviço: a) acolhimento: tem por objetivo conhecer e verificar qual a necessidade e o acompanhamento adequado ao acadêmico; b) psicoterapia breve: auxiliar o estudante em conflitos emocionais, compreendendo fatores pessoais, sociais e acadêmicos que estejam prejudicando o seu desenvolvimento e desempenho; c) orientação profissional: auxiliar o estudante sobre as dúvidas que possui em relação à sua escolha profissional, inserção no mercado e planejamento de carreira; d) intervenções em grupos: atividades em grupos como oficinas, palestras e rodas de conversa, que visam a promover um espaço coletivo de diálogo e conhecimento, estimulando a autonomia. A prática do estágio no serviço é acompanhada a partir de dois momentos: o primeiro é a orientação exercida pela psicóloga e supervisora do estágio no NAAC, na qual são discutidos os casos um a um, atentando para a ética profissional e o respeito às diferenças de todos os atendidos; o segundo momento é a orientação acadêmica, exercida por um professor do curso de psicologia, na qual são feitas discussões sobre a prática do estágio, leituras e produção de trabalhos acadêmicos. Conclui-se que a atuação dos estagiários de psicologia é importante no apoio biopsicossocial ao acadêmico e que o trabalho em equipe multiprofissional bem como o acompanhamento em supervisão e orientação são fundamentais para a enriquecimento e fortalecimento da prática na construção de uma identidade profissional.

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