AÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO RE-INVENTAR: DESENVOLVENDO HABILIDADES EM ENGENHARIA

Johanna Dreher Thomas, Luís Eduardo Kaufmann, Luiz Fernando Baldo Marques, Nícolas Borges, Cássio Denis de Oliveira, Italo Policena, Liane Malhmann Kipper, Adriano José Bombardieri, Bachir Halouche, Jorge André Ribas Moraes

Resumo


Em virtude do elevado índice de evasão das faculdades de engenharia, derivado das dificuldades encontradas pelos alunos para com os campos das ciências exatas, principalmente de matemática e física, geradas por um método muitas vezes ultrapassado do ensino fundamental e médio utilizado pelas escolas, a UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul, por meio do curso de Engenharia de Produção criou, em 2013, o projeto de extensão Re-Inventar: Desenvolvendo Habilidades em Engenharia,  a fim de despertar o interesse dos jovens nas áreas de engenharias e proporcionar um contato prévio com as atividades que serão exercidas no universo acadêmico e profissional. Este projeto tem como objetivo propiciar aos alunos participantes, do ensino fundamental e médio, um primeiro contato com conteúdos e atividades que permitirão o desenvolvimento de noções e habilidades importantes para as engenharias, juntamente com a descoberta de princípios tecnológicos. A metodologia utilizada no projeto consiste no desenvolvimento e montagem de maquetes funcionais utilizando kits da marca Fischertechnik, que contêm peças para serem encaixadas, motores e sensores que podem ser acoplados em computadores o que permite simular objetos relacionados à parte prática da engenharia, possibilitando ao aluno a visualização dos princípios físicos e tecnológicos presentes nos objetos. Para a construção destes projetos, os alunos recebem instruções dos tutores que os acompanham em todas as oficinas, informando-os de como iniciar e concluir determinados projetos, além de disponibilizar a cada dupla de alunos um manual para a montagem. Caso ocorram dificuldades no processo de desenvolvimento do projeto, os alunos devem solicitar ajuda aos bolsistas. Pode-se perceber que o projeto está atingindo seu principal objetivo, que é subsidiar os estudantes do ensino fundamental e médio pata que eles vislumbrem uma oportunidade de cursar uma engenharia. Notou-se que muitos alunos que participaram desse projeto de extensão em anos anteriores, estão cursando alguma engenharia na UNISC ou fora dela; isso demostra que estamos despertando o interesse dos alunos na área das exatas. Como resultados esperados, acredita-se que os conhecimentos que os alunos passarão a adquirir e desenvolver dentro do projeto, possam auxiliá-los em sala de aula, principalmente nos campos das ciências exatas. Além disso, também se espera que os alunos adquiram ganhos em seu desenvolvimento pessoal, relacionados às questões de concentração, raciocínio lógico e trabalho em equipe. Tais qualidades transcendem o universo das engenharias, sendo aplicáveis e importantes para qualquer área de atuação profissional. Em virtude deste fato, o projeto almeja ainda a formação de futuros profissionais éticos que possam adentrar no mercado de trabalho com pleno desenvolvimento de suas habilidades, independentemente da área que escolherão no futuro.

Palavras-chave: Engenharia; Maquetes funcionais; Habilidades profissionais


Apontamentos

  • Não há apontamentos.