EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES E DE COMPUTAÇÃO DO SUBPROJETO DE INFORMÁTICA

Joseani Taiz Radtke, Márcia E Kniphoff da Cruz Viviane Müller

Resumo


O ensino de Informática e Computação é cada vez mais necessário nas escolas da Educação Básica brasileira. Isso se dá, principalmente, pelo fato da existência de projetos que incentivam o ensino da área e buscam maneiras de facilitar o acesso às crianças e adolescentes em idade escolar. Tais projetos também abrem espaço para adultos e idosos que buscam ter conhecimento de Informática e Tecnologias e que estão fora de idade escolar.  A importância do ensino de Informática se dá por possibilitar tanto à docentes, quanto discentes a interdisciplinaridade de áreas de conhecimento, além de dar mais flexibilidade e facilidade na abordagem de determinados conteúdos. Um exemplo disso é o Subprojeto de Informática (SI) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), financiado pela CAPES/MEC, tem atuado há 7 anos junto à escolas de Educação Básica de Santa Cruz do Sul. As escolas participantes do projeto são municipais e estaduais, que têm como bolsistas acadêmicos do Curso de Licenciatura em Computação. Os bolsistas atuam nas instituições de ensino como monitores de oficinas sobre Programação e utilização, manejo adequado de determinados softwares em distintas atividades. O SI tem como objetivo oportunizar aos estudantes de Licenciatura em Computação experiências junto às escolas relativas às capacidades de aprender e ensinar os conhecimentos computacionais, adquiridos pelos bolsistas ao longo da vida acadêmica. Também oportunizam ao aluno e ao professor da escola novas formas de trabalhar a Computação e a Informática como apoio aos demais conteúdos. Este resumo apresenta como ocorre o atendimento às turmas dos anos iniciais na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor José Ferrugem. Nessa, são realizadas monitorias aos alunos que procuram o Laboratório de Informática, onde os bolsistas os auxiliam a buscarem informações relevantes sobre determinados assuntos trabalhados em aula, e que ajudem a resolver as atividades propostas pelos professores. No segundo semestre do ano, objetiva-se iniciar o ensino de Computação, Programação e Informática Básica aos alunos, para que esses desenvolvam o conhecimento e as habilidades sobre a área e saibam utilizá-los a seu favor para estudo e futuro profissional. Até o momento os resultados são positivos, pois possibilitaram aos alunos auxílio na busca de informações e interdisciplinaridade nas áreas de conhecimento. Acredita-se que tais experiências são muito positivas tanto para alunos quanto para professores, pois abordam conteúdos de maneira interativa e descontraída, facilitando assim a compreensão e a aprendizagem. Diante dos resultados analisados, conclui-se que o SI prioriza o aprendizado tecnológico e computacional como sendo um diferencial para toda a comunidade escolar. Além disso, as experiências de como ser educador, para o bolsista da Licenciatura em Computação, são muito enriquecedoras, pois possibilitam o conhecimento prévio das funções do professor e já preparam para o ambiente escolar durante a formação acadêmica. Além do mais, o SI tem oportunizado a entrada de ensino de Computação na escola, o que nos outros países já acontece desde o inicio da vida escolar da criança.


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