CLASSIFICAÇÃO DE SENTIMENTOS E SUA VALIDAÇÃO EM COMENTÁRIOS DE USUÁRIOS

Daniela Ines Fengler, Rejane Frozza

Resumo


A Internet se tornou mais que um ambiente de pesquisas, um local para as pessoas expressarem suas opiniões sobre diversos assuntos, como uma notícia ou comentário sobre um produto adquirido, por exemplo.  As opiniões que antes eram divididas com amigos e familiares, hoje também são compartilhadas na web podendo influenciar, por exemplo, na compra de um produto em uma loja virtual. Por isso, acompanhar os comentários dos usuários pode ser um diferencial para as Empresas. No entanto, essa grande quantidade de dados aumenta a cada dia, e a análise não automatizada desses dados pode ser um problema não trivial. A área de Análise de Sentimentos busca identificar o sentimento que o texto expressa e classificar a polaridade do comentário em positivo, negativo ou neutro. O objetivo deste trabalho é aplicar diferentes métodos para avaliar a classificação da polaridade de comentários, abordando Análise de Sentimentos. A metodologia da pesquisa envolve os seguintes passos: (1) levantamento bibliográfico para a compreensão dos assuntos envolvidos na pesquisa sobre Processamento de Linguagem Natural, Mineração de Texto e Análise de Sentimentos; (2) realização de bibliometria quantitativa com o objetivo de levantar o número de trabalhos existentes relacionados ao assunto; (3) estudo e realização de sínteses dos trabalhos relacionados escolhidos, juntamente com um quadro comparativo destacando suas principais características; (4) modelagem e desenvolvimento da proposta do trabalho; (5) validação dos resultados. Para validar o trabalho em desenvolvimento, serão selecionados comentários de produtos eletrônicos em lojas virtuais, compondo uma base de comentários. A partir dos comentários selecionados, serão aplicados três métodos de validação: Grupo de Usuários, utilização da Ferramenta IFeel e uso de Redes Neurais Artificiais. Para o grupo de usuários, será aplicado um questionário para que eles opinem se os comentários são positivos, negativos ou neutros e porque chegaram a cada classificação. Após, esses resultados serão comparados aos resultados obtidos pela Ferramenta IFeel e pela Rede Neural Artificial (RNA) que será desenvolvida, utilizando-se a mesma base de comentários. A Ferramenta IFeel é uma ferramenta web, que utiliza diferentes métodos de Análise de Sentimentos. RNA é uma técnica advinda da área da Inteligência Artificial que apresenta um modelo computacional baseado na aprendizagem e no funcionamento do cérebro humano, atuando principalmente no reconhecimento de padrões. Durante pesquisas para obter o embasamento teórico deste trabalho, e com os trabalhos relacionados citados, constatou-se que existem poucas ferramentas com métodos para realizar a análise de frases ou textos escritos em língua portuguesa. A maioria das ferramentas é destinada para realizar análise a partir de textos escritos na língua inglesa. Assim, este trabalho contribuirá para realizar a análise de sentimentos em textos.


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