OFICINA DE MATEMÁTICA: REFORÇO PEDAGÓGICO.

Camila Kipper Roos, Márcia Oliveira, Glaucia Cabral Moraes

Resumo


Neste trabalho, são apresentadas as experiências acerca do desenvolvimento de uma oficina de matemática, visando o reforço pedagógico nessa disciplina, e intervenções no recreio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Essa atividade foi desenvolvida no período de março a junho de 2017. Essa ação faz parte das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), Subprojeto Matemática, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e abrange estudantes, na oficina, do 6º ao 8º ano e, nos intervalos, do 1º ao 4º ano da escola. As oficinas visam reforçar o desenvolvimento matemático dos alunos através de diversos métodos, tendo em vista a melhora no desempenho escolar, que é importante pois a matemática está presente no dia a dia das pessoas das mais diversas maneiras. O projeto de intervenções almeja estabelecer um contato prazeroso e lúdico da matemática com os educandos, tendo em vista que obtenham o gosto por essa disciplina que trabalha habilidades como o raciocínio e a concentração. Tendo isso em mente, as oficinas possuem sua realização através de exercícios didáticos, que incluem cruzadinhas, problemas lógicos e matemáticos, além desses são aplicadas dinâmicas em grupo que se dão de diversas maneiras, como, por exemplo, através de uma competição matemática que divide a turma em equipes e os coloca à frente de desafios, criando uma atmosfera de competitividade e cooperação ao mesmo tempo visando a integração dos alunos e o gosto pela disciplina, e, também, utilizamos jogos que ficam disponíveis no laboratório de matemática, como o “Escalando Muros” que é uma trilha cujo o objetivo é avançar ao responder corretamente uma questão matemática. Já as intervenções são realizadas através do uso de diversos jogos educacionais voltados para o público das séries iniciais. Esses jogos sempre envolvem dinâmicas coletivas que buscam incentivar o trabalho de equipe, além do desenvolvimento do pensamento matemático. Utilizamos jogos como o Tangram, buscando o desenvolvimento da criatividade dos alunos, inicialmente, montando as imagens que quisessem e, posteriormente, tentando reproduzir as imagens que levamos. É possível observar que os alunos já demonstram uma melhora significativa em sala de aula na disciplina de matemática. Além disso, também pode ser notado um aumento no interesse por atividades que envolvam o raciocínio lógico-matemático através dos diálogos existentes entre os alunos e as professoras.


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