AMBIENTE WEB BASEADO EM ESTILOS COGNITIVOS DE APRENDIZAGEM PARA A DISCIPLINA DE ALGORITMOS

Willian Serafini, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz

Resumo


A aprendizagem na área da Computação depende de fundamentos do pensamento lógico e algorítmico. Atualmente, a reprovação e evasão dos cursos superiores de Computação é considerada grande. Com o avanço da tecnologia, os ambientes virtuais de aprendizagem se tornaram uma ferramenta importante e mais eficaz no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo novas possibilidades de interação de alunos e professores. O grau de aproximação com a forma de como o conteúdo é apresentado pelo professor ou por meios que possibilitam autoaprendizagem depende de cada aluno. Isso pode ocorrer pelo fato de o estilo cognitivo de aprendizagem do estudante ser diferente da forma como o conteúdo lhe é apresentado. Com propósito de auxiliar no aprendizado dos fundamentos da Computação, esta pesquisa objetiva desenvolver um ambiente web que considere os ECAs Sequencial e Global, conforme Felder e Silverman, para estudantes de graduação da área da Computação. Esta pesquisa é caracterizada por ser de nível acadêmico, exploratória quanto ao levantamento bibliográfico e aos procedimentos técnicos. A metodologia de pesquisa foi organizada em cinco etapas: (1) Desenvolvimento do Software: o ambiente contará com duas áreas principais, uma área do aluno, na qual serão apresentados os conteúdos para estudo, e uma área do professor, onde ele poderá verificar o andamento do aprendizado dos alunos no ambiente. No primeiro acesso do aluno ao ambiente, será feito o Questionário ILS (Index of Learning Styles) de Felder e Soloman para identificar seu ECA. Serão utilizadas onze questões para identificar os ECAs Sequencial ou Global de Felder e Silverman para determinar como o sistema irá organizar os conteúdos para o aluno. Para o desenvolvimento do sistema, será utilizada a linguagem de programação PHP e um banco de dados MySQL. Para um desenvolvimento eficaz do projeto, será utilizado o framework CakePHP. (2) O material didático: os conteúdos serão cadastros na área do professor pelo professor da disciplina de Algoritmos. O cadastro de um novo conteúdo, poderá conter textos, uploads de imagens, vídeos, áudios, pdfs, entre outros. Além de conteúdos, o professor poderá cadastrar também quizzes para um conteúdo. (3) Testes: os testes serão feitos com estudantes dos Cursos da Computação. (4) Coleta dos Dados: os estudantes irão responder questionário e receberão acesso ao material disponibilizado conforme o estilo de aprendizagem identificado. Deverão utilizar o conteúdo, resolver atividades, cadastrar dúvidas se necessário e responder questionário de satisfação do usuário. Depois que o aluno chegar ao fim de um conteúdo, o sistema irá disponibilizar, se estiver previamente cadastrado, as perguntas do quiz. (5) Proposta de Análise dos dados: A validação será realizada em duas etapas, em que a primeira etapa contará com a primeira versão do ambiente e uma parte inicial do conteúdo da disciplina. Esta etapa contará também com um questionário para avaliação do ambiente web e para que o aluno indique se houve aprendizado durante a utilização do material didático disponível no ambiente. Na segunda etapa, os resultados obtidos no questionário da primeira etapa serão utilizados para melhorias no ambiente para a validação final, e contará com um novo questionário para avaliação do ambiente. Até o momento, é possível estimar que os resultados serão importantes para o aprendizado de Algoritmos e que o trabalho irá contribuir com a área.

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