A EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTÍMULO PARA O ESTUDO DE FÍSICA – MÁQUINA SIMPLES, SISTEMA DE POLIAS.

Marcelo de Oliveira Silveira, Deverli Douglas Matties, Cláudia Mendes Mählmann

Resumo


Muitas vezes, observa-se a necessidade de esclarecimento sobre questionamentos feitos por estudantes na utilização do estudo de Física pós-escola, bem como sua aplicação no cotidiano. O ensino formal, apenas com apresentação de teorias e resolução de questões de livros, causa mais dúvidas, desestimulando o estudante. Isso pode causar queda no aprendizado, como consequência do desinteresse, bem como gera baixo rendimento na disciplina. Visando tornar o estudo de Física mais atraente e interessante, foi proposta uma atividade experimental, em que se proporcionou, em um dia normal de aula, algo diferente que exemplificasse a utilização do estudo de forças no seu cotidiano. Para tanto, foi montada uma máquina simples, constituída por polias móveis e fixas. Esse tipo de máquina simples é utilizado por vários profissionais para mover ou levantar corpos pesados no dia a dia.  No experimento, os próprios estudantes puderam sentir a diferença de força necessária para erguer o objeto com número diferente de polias móveis, utilizando uma carga. Como carga foi utilizado um estudante, que foi preso em um cinto de segurança tipo paraquedista, fixado em uma talha de cordas (sistema de polias) que estava fixada em uma viga no teto. Foi mensurada a massa do aluno com o cinto em uma balança e calculado seu peso, depois de erguido foi medida a força na extremidade da corda utilizada para erguê-lo. As duas medidas obtidas foram comparadas, sendo que o experimento foi realizado utilizando-se 3 e 2 polias móveis. Após a análise dos resultados, verificou-se a necessidade de aplicação de uma maior força para erguer a mesma massa para o caso de duas polias, e que também a quantidade de corda que foi puxada é menor. Foi avaliada a relação entre a quantidade de corda e a força feita para o levantamento. Durante o experimento, ficou evidente a satisfação e o engajamento dos estudantes no estudo e na realização das tarefas solicitadas, cada aluno participou com questionamentos e soluções.  Além da atividade prática, foi atribuída a eles a realização de pesquisa teórica sobre os resultados, que eles julgaram como surpreendentes. Quando voltaram para a sala de aula, os alunos continuaram a tecer comentários positivos sobre o experimento, e o professor titular explicou como deveriam ser feitos os cálculos do assunto aplicado no experimento. Com a participação ativa dos estudantes, as resoluções dos cálculos foram de fácil entendimento, pois haviam visto na prática a teoria aplicada. A realização de experiências com os alunos para o estudo de física é muito significativa e empolgante. Muitas vezes, precisamos modernizar a forma de dar aula para a compreensão do conteúdo estudado, de forma aplicada, sendo que o concreto já vem apresentando os mais diversos resultados positivos na aplicação do estudo matemático. Claro que tudo demanda tempo e não se pode também ter isso como única forma de ensinar, mas sim como alternativa para empolgarmos os estudantes a gostar cada vez mais das ciências da natureza.

Palavras-chave: Ensino de física. Experimentação. Sistema de polias.


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