ALFABETIZAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Luis Gustavo Solf, Marcia Jochims Kniphoff da Cruz, Viviane Müller

Resumo


O curso de Licenciatura em Computação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) proporciona aos seus alunos a chance de participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), através do Subprojeto de Informática (SI). São promovidas reuniões semanais no SI para discussão do andamento das atividades, planejamento e avaliação. O SI conta com duas professoras orientadoras na UNISC e professores supervisores na escola. O PIBID recebe apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na Escola Municipal Menino Deus, localizada em Santa Cruz do Sul, estão sendo realizadas oficinas com as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), intituladas “Alfabetização e Pós-alfabetização”. As oficinas objetivam incentivar a leitura, o raciocínio e escrita por meio das ferramentas computacionais. As atividades desenvolvidas no Laboratório de Informática desafiam o aluno no conhecimento das letras e, também, ajudam na compreensão e familiarização com o computador. Cada aula está sendo elaborada de forma que os alunos possam ir se apropriando e compreendendo o funcionamento dos recursos digitais, conforme suas condições. As oficinas foram iniciadas apresentando os periféricos e componentes do computador e a utilização do teclado. Para a melhor concepção dos alunos em cada aula, é entregue uma lista de exercícios, os quais alguns respondem utilizando o computador e outros escrevendo, a fim de incentivar o pensamento e a escrita. Cada aluno tem um caderno para anotar o que é passado em aula e, ao final, os cadernos ficam com eles para revisão. Também, utiliza-se jogos, como o jogo das vogais, o jogo Torre de Hanói e o software Sebran (Jogo SEBRAN – http://online.seterra.com/pt/p/sebran), que possui uma base de jogos para potencializar o desenvolvimento do raciocínio lógico e também incentivar a formação de palavras. Os alunos da EJA que ainda estão em processo de alfabetização possuem pouco acesso à tecnologia em suas rotinas e apresentam dificuldades que, aos poucos, vão sendo superadas. Cada aluno tem seu ritmo de aprendizado respeitado. É um desafio para o bolsista e uma enriquecedora experiência para a futura atuação docente. Os resultados são muito favoráveis e estão alcançando o objetivo preestabelecido. Acredita-se que o SI, através do PIBID/UNISC, é uma excelente forma de possibilitar às escolas, como é o caso da Escola Municipal Menino Deus, a inclusão digital. Esse processo é uma conquista da cidadania e da emancipação, pois incentiva as pessoas a acreditar que todos têm o direito de usufruir dos benefícios que a tecnologia proporciona. As oficinas seguirão ao longo deste ano, cumprindo seu papel social e pedagógico com apoio dos professores da escola e do curso de Licenciatura em Computação.  

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