PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA PARA TESTES DO SUBSISTEMA DE FREIO

Eduardo Andre Bolgrin, Rafael Pirotelli, Alisson Jank, Lucas Adriano Bauer, Flavio Thier, Fernando Sansone de Carvalho

Resumo


Com o avanço da tecnologia, os automóveis estão saindo de fábrica cada vez com maior potência e preços mais acessíveis. Tais melhorias de potência acarretam em um aumento na velocidade destes, o que exige cada vez sistemas de freio mais eficientes. Evidentemente, o sistema de freio é parte fundamental de um automóvel, pois graças a ele é possível o seu uso em condições seguras tanto em vias rurais, quanto em vias urbanas. A Equipe Baja de Galpão - UNISC participa, anualmente, de duas competições promovidas pela SAE (Society of Automative Engineers), sendo elas o Baja SAE Brasil e o Baja Sul. Nestas, existem várias provas dinâmicas específicas e uma delas é a prova chamada de “Demonstração da Capacidade de Frenagem”. O objetivo da prova é avaliar a eficiência do subsistema de freio do veículo, na qual o piloto da equipe deverá operá-lo, acelerando dentro de um espaço demarcado até alta velocidade e acionar o freio bruscamente de modo a travar as quatro rodas, podendo a prova ser em superfície pavimentada ou não pavimentada. A efetividade do sistema de freio será verificada ao longo de toda a competição. Logo, para que o sistema funcione de forma adequada e principalmente de forma segura, testes devem ser feitos para que não ocorram problemas indesejados. Entretanto, testes de freio com veículos reais são visivelmente muito custosos e dificultam testes em pequenas escalas. Com o uso de ambientes virtuais, pode-se reduzir o tempo de desenvolvimento e a quantidade necessária de provas práticas em projetos reais. Portanto, o principal objetivo deste presente trabalho é realizar o projeto e a construção de uma bancada de testes, visando estudar em detalhes os problemas e possíveis ajustes para o subsistema de freio da equipe. A bancada de testes, que será uma espécie de dinamômetro inercial, poderá ajudar a avaliar as causas da ocorrência do desgaste elevado das pastilhas de freio, por exemplo, como ocorrido na última competição, e assim dar suporte a futuras propostas de solução para o problema. Associadamente à bancada de testes, será instalado um dinamômetro. Tal equipamento é capaz de medir o torque produzido pelo motor em teste em todas as suas condições de operação. Ele atua como uma espécie de freio impondo diferentes valores de carga. Testes de Inércia por Dinamômetro geram resultados significativos do comportamento operativo de um material de fricção no que diz respeito à temperatura, pressão, velocidade e vibração. O principal objetivo desses testes é determinar a efetividade do subsistema de freio baseado na fricção.

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